segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Saúde e Bem-Estar no nosso Algarve - Quiromassagem

A Quiromassagem é uma técnica de massagem muito aperfeiçoada que pode ajudar a melhorar a sua linha e a controlar o stress, entre outras algias, além de contribuir para a sua saúde e bem-estar geral. 


Para mais informações sobre Quiromassagem no Algarve, inscreva-se no grupo do facebook Saúde e Bem-Estar no nosso Algarve e contate diretamente com alguns dos massagistas que se encontram inscritos nesse grupo.

Na década de quarenta, o Dr. Vicente Lino Ferrándiz Garcia estudou, na Suiça, uma inovadora técnica de massagem e introduziu-a em Espanha. Esta técnica foi denominada “quiromassagem”, do grego keiros, que significa “mão”, devido ao facto de as manipulações, numerosas e aperfeiçoadas, não serem realizadas exercendo força com o corpo do massagista, mas sim concentrando-se tudo nas suas mãos. Hoje em dia, os benefícios desta técnica são especialmente valorizados e necessários numa altura em que o stress, o sedentarismo e os desequilíbrios psico-físicos afectam grande parte da população.

A quiromassagem não é nem mais nem menos do que uma massagem manual na qual a mão adquire um grau muito elevado de destreza, convertendo-se num elemento insubstituível. Só a mão humana é capaz de perceber exactamente a pressão que exerce, adaptá-la à superfície que está a tratar, e modificá-la em função da percepção obtida. “Neste sentido” – afirma David Vilches, chefe de estudos na escola de quiromassagem MDF de Barcelona, dirigida pelos filhos de Vicente Lino Ferrándiz – “nenhuma máquina ou aparelho supera a mão. Nos últimos anos, têm aparecido uma série de aparelhos que podem servir como coadjuvantes à massagem. Dizemos coadjuvantes porque têm aplicações muito concretas, limitadas a algum tipo de massagem, e não podem, por si só, constituir a base de uma massagem bem realizada”.

A quiromassagem não deve ser considerada uma medicina alternativa, nem uma moda oriental, como poderia pensar-se devido à proliferação destas tendências nos últimos anos, mas sim uma técnica com indicações precisas e uma larga história que garante não se tratar apenas de mais uma moda. A quiromassagem, excepto quando há contra-indicações especificas, não é incompatível com nenhum tratamento da medicina moderna, sendo uma prática higiénica que favorece a boa forma física e o bem-estar individual.


O desejo de nos mantermos em forma opõe-se, habitualmente, à falta de tempo para fazer exercício. A massagem não substitui o exercício, mas é um complemento ideal do mesmo. Nos casos em que a prática de exercício não é possível, seja por que razão for, a massagem é uma alternativa de grande valor, graças, em parte, à sua capacidade de mobilização de zonas que normalmente permanecem inactivas.

Desportistas

O interesse crescente pela prática de exercício está associado à necessidade de receber uma massagem antes ou depois de o praticar. A massagem desportiva é um complemento ideal para qualquer tipo de desporto. A quiromassagem, no desporto e em qualquer tipo de exercício físico, tem efeitos diversos e importantes: o preparativo para a acção, fazendo com que o músculo pré-aqueça devido à actividade circulatória que a massagem provoca; o relaxante e tónico, quando ao finalizar a acção, ajuda no relaxamento muscular e na recuperação.

Terceira Idade

A quiromassagem aplicada ao campo da geriatria apresenta-se como um tratamento eficaz para as dores reumáticas, assim como para outras doenças características desta faixa etária, cada vez mais numerosa devido à tendência para o envelhecimento da população mundial. A quiromassagem contribui assim para aumentar o bem-estar geral e a qualidade de vida das pessoas mais velhas.

Obesidade e Celulite

O sedentarismo e as profissões que possibilitam pouca actividade física originam com frequência a obesidade, a celulite, a pele frouxa, etc. Nestes casos, a quiromassagem com fins estéticos tem um objectivo concreto e aplicações diversas, segundo o problema que se trate. Em termos gerais, a quiromassagem melhora a circulação da pele e o tónus muscular, e contribui para a redução do panículo adiposo.

Stress, insónia, torcicolos...

Pelas suas propriedades relaxantes e estabilizadoras do sistema nervoso, esta técnica de massagem é um excelente tratamento para o stress, assim como para a insónia por ele provocada. Depois de uma sessão de quiromassagem o corpo fica relaxado, sem tensões, e mais predisposto a desfrutar de um sono profundo e reparador. Em casos mais específicos, como o torcicolo ou tensões crónicas em determinadas zonas do corpo, a quiromassagem actua diminuindo a contractura dos tecidos e aliviando as dores. Outros benefícios:

- Equilibra o sistema nervoso central (tem um efeito sedativo, diminuindo o cansaço físico e mental).

- Reduz o stress e a tensão nervosa.

- Estimula e reforça os músculos.

- Melhora a circulação sanguínea e a libertação das células mortas e produtos excretados.

- Favorece a oxigenação dos tecidos.

- Melhora a qualidade do sono.

- Pode aliviar lombalgias, ciáticas, dores reumáticas, etc, assim como os torcicolos e a tensão crónica do pescoço e dos ombros.

Uma técnica de massagem muito aperfeiçoada que pode ajudar a melhorar a sua linha e a controlar o stress, entre outras algias, além de contribuir para a sua saúde e bem-estar geral.

1 comentário:

  1. Tratamentos com massagens em Portimão (gabinete e ao domicilio), Lagos, Lagoa e Silves (ao domícilio)
    Experimente uma sessão de quiromassagem.
    Saiba mais em www.massoterapias.com

    ResponderEliminar