domingo, 12 de agosto de 2012

Praias do nosso Algarve - Praia de Monte Gordo

A ocupação humana neste local é antiga, tendo-se resumiu-se durante muito tempo a comunidades piscatórias. Agora os barcos muito coloridos e as suas artes de pesca limitam-se ao extremo poente da praia, mas a faina continua, ainda de forma artesanal. Tendo-se assumido como pioneiro na história do turismo algarvio, Monte Gordo é actualmente um importante centro turístico, com inúmeros equipamentos que incluem um casino.


A praia configura uma ampla baía, o ambiente é do mais quente, seco e luminoso que se encontra no Algarve, o mar é conhecido pela sua suavidade e calidez. A poente e na parte central da praia, o areal é enquadrado pela animada avenida marginal, em calçada portuguesa, com espaços ajardinados e múltiplos equipamentos turísticos. 


Nas pequenas dunas que ainda se vão formando, só os cardos, com os seus espinhos, resistem ao pisoteio constante. A nascente, a praia é mais selvagem, o cordão dunar cresce e já se vê a vegetação típica das areias. Na área envolvente existe um parque de merendas sob o pinhal, junto ao parque de campismo.


Acesso: viário alcatroado a partir da EN 125, seguindo na direcção de Monte Gordo durante cerca de 1 Km. Estacionamento muito amplo e ordenado. O acesso à praia nascente faz-se junto ao parque de merendas, o caminho é de terra batida durante 100m. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes, WC e outros) e vigilância durante a época balnear. Praia Acessível. Orientação: sudeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário