quinta-feira, 8 de março de 2012

Praias do nosso Algarve - Praia da Ilha de Tavira

A praia situa-se na extrema nascente da Ilha de Tavira, junto à Barra do Cochicho, mesmo em frente a Tavira. O acesso faz-se de barco a partir do cais das Quatro Águas, em Tavira, mas a viagem não é longa e há mesmo quem prefira ir a nado até à ilha. 


O caminho para o cais acompanha o Rio Gilão e a frota de pesca artesanal que aí circula ou repousa, bem como extensas áreas de salinas, onde os perna-longa, pequenas aves que se assemelham a cegonhas em miniatura, se alimentam. Este é o troço da Ilha de Tavira mais humanizado, existem várias casas de veraneio, um parque de campismo e inúmeros equipamentos turísticos na área envolvente, incluindo vários bares de “pés na areia” já pelo areal adentro. Também é possível encontrar apoios locais para praticar actividades náuticas e até para realizar cruzeiros pela Ria Formosa. Na face da ilha voltada para a ria a qualidade da água é boa e as crianças apreciam as águas mornas e mais paradas da laguna, bem como as estruturas que possibilitam os mergulhos em salto.


Notas: As correntes junto à barra são normalmente muito fortes, sendo necessária cautela. De modo a contribuir para a preservação das dunas deverão ser utilizados os caminhos pré-existentes.

Acesso: De barco a partir do cais das Quatro Águas em Tavira (EN 125). Estacionamento amplo e ordenado. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância durante a época balnear. Orientação: sudeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário