quinta-feira, 23 de maio de 2013

Produtores Vitivinícolas do Algarve - Quinta João Clara

A quinta João Clara, situada em Alcantarilha, tem a dimensão de 30 hectares, divididos pela cultura da vinha e por outras culturas agrícolas. A história desta quinta remete-nos para a década de 70 do século XX, altura em que o produtor João Alves Clara decidiu aventurar-se no mundo dos vinhos. 




A quinta mantém-se hoje na mão dos descendentes, nomeadamente de Joaquim Alves. Pela primeira vez, este jovem produtor lançou no mercado um vinho de marca, que foi devidamente certificado pela Comissão Vitivinícola Regional Algarvia, segundo a lei em vigor. Uma decisão de aplaudir que mereceu, por isso, o forte apoio do produtor “veterano” João Mendes. O vinho de que se fala é o “João Clara – Vinho Tinto Regional Algarve 2006”, que se apresenta numa garrafa “vestida” pelo artista plástico Júlio Antão.


Actualmente a quinta produz três vinhos com paladar retirado das castas Crato-Branco, Red-Globe, Manteúdo, Negra-Mole, Trincadeira, Syrah, Aragonez e Alicante-Bouschet.


           
João Clara Branco

Floral com toques de toranja. 

Jovem, fresco e leve. Vinho bem estruturado, no conjunto dos seus componentes orgânicos. 

Vinificado em cubas de inox à temperatura de 14 ºC a 16 ºC. 

Na boca comprova os aromas florais e a toranja. Bem arredondado, elegante, suave, persistente, agradável e belo final de boca.

Saladas de peixe, marisco e carnes brancas frias, bacalhau de salga de confecção requintada. Prato de peixe, marisco, moluscos de cozinha tradicional do Algarve e como aperitivo.



                                                                                                      
João Clara Rosé

Cor rosada. Límpido e brilhante.

Intenso, com frutado persistente a morangos e framboesas. 

Vinho jovem com excelente frescura e de grande elegância no contexto global dos aromas.

Muito bom no palato, onde revela toda a sua frescura e todo o charme com a envolvência nos seus aromas. Persistente, redondo, com muito belo final de boca.

Peixes e mariscos de confecção média, carnes brancas de confecção ligeira. 

Muito bom para um convívio social informal.





João Clara Tinto

Rubi profundo e nuances violeta.
Intenso a frutos maduros vermelhos (ameixa e framboesa) e pretos (amora). 
Notas a especiarias com toques de tostado, muito bem arredondado no conjunto dos seus componentes orgânicos, com relevo para os taninos suaves, o teor alcoólico e a excelência da acidez.
Na boca tem uma elegância e um charme muito belo, duma persistência notável. Tem um longo e muito agradável final de boca.
Tradicional cozinha portuguesa em geral, carnes vermelhas, de capoeira, caça de pêlo e penas de confecção muito boa, uma boa tábua de queijos nacionais e estrangeiros.
Medalha de Prata no concurso “Wine Masters Challenge” 2009.
Medalha de Prata no “Concours Mondial de Bruxelles” 2009.


Sem comentários:

Enviar um comentário