sábado, 8 de fevereiro de 2014

Praias do nosso Algarve - Praia do Manuel Lourenço

O areal é mais pequeno que nas praias a poente, mas o espaço diversifica-se pelas inúmeras reentrâncias e abrigos proporcionados pelas formações rochosas sinuosas e muito recortadas. As formas são caprichosas, especialmente a poente, originadas pela corrosão e desgaste da rocha. 
Para nascente estende-se uma plataforma rochosa de aspecto intrincado onde, na baixa-mar, é possível observar a vida marinha na faixa entre-marés. Recomendam-se igualmente os passeios de máscara e barbatanas pelas rochas submersas. As cores quentes dominam a paisagem, amenizadas pelo verde dos pinheiros e das aroeiras que envolvem a praia.
Na arriba, mas longe do alcance das marés, surgem plantas aromáticas como o tomilho e a perpétua-das-areias, já no areal são a salgadeira e a barrilha, plantas resistentes à salsugem, que abundam. Uma efémera linha de água desagua no areal na época húmida, adensando-se a vegetação nesse local. A envolvente à praia prima pelo verde e encontra-se ajardinada com espécies nativas da região.
Notas: Acesso à praia através de escadas ou de rampa, em madeira.
Acesso: Viário alcatroado a partir da estrada que liga a povoação da Guia à Galé, seguindo a sinalização para a praia. Estacionamento amplo e ordenado a 100 m da praia, exíguo e condicionado junto à praia. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Praia Acessível. Orientação: sul / sudoeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário