domingo, 22 de maio de 2011

Algarve: Locais a visitar - Lagoa dos Salgados


"A Lagoa dos Salgados faz parte de um conjunto de lagoas de pequena dimensão do litoral algarvio, correspondendo ao estado terminal de colmatação do sistema estuarino/lagunar da Ribeira de Espiche. Esta lagoa está classificada como Zona Sensível (Decreto-Lei n.º 152/97 de 19 de Junho) e constitui um sistema de transição entre a zona costeira e a zona terrestre, com características de lagoa interior, ocupando uma enseada de depósitos aluvionares salinizados.


Esta zona húmida está localizada entre os limites dos concelhos de Albufeira e Silves e está instalada numa pequena depressão, com cerca de 1.5Km2. A lagoa é mantida isolada do meio marinho devido à presença de uma barreira arenosa contínua, que funciona como estrutura de contenção do caudal fluvial. Em regime natural, a comunicação com o mar estabelece-se quando o plano de água no interior da lagoa atinge o topo da barreira, abrindo uma barra e escoando o volume de água acumulado na depressão, libertando um caudal de cerca de 2.5Mm3.


Situada sobre os antigos sapais de Pêra, a Lagoa dos Salgados tornou-se nos últimos anos num dos locais mais visitados para observação de aves. Nesta lagoa existem manchas de vegetação emergente que servem de refúgio a várias espécies de aves aquáticas.
Especialidades: garçote, colhereiro, íbis-preta, flamingo, arrabio, pato-de-bico-vermelho, zarro-comum, caimão, fuselo, garajau-grande, gaivina-preta, pisco-de-peito-azul.
Outras espécies: mergulhão-pequeno, corvo-marinho-de-faces-brancas, garça-boieira, garça-branca-pequena, garça-real, cegonha-branca, frisada, marrequinha, pato-real, pato-trombeteiro, tartaranhão-ruivo-dos-pauis, peneireiro-vulgar, galinha-d’água, galeirão-comum, pernilongo, borrelho-grande-de-coleira, maçarico-de-bico-direito, perna-vermelha-comum, perna-verde-comum, maçarico-das-rochas, rola-do-mar, guincho-comum, gaivota-d’asa-escura, gaivota-argêntea, guarda-rios, cotovia-de-poupa, laverca, alvéola-amarela, alvéola-branca, cartaxo-nortenho, cartaxo-comum, chasco-cinzento, fuinha-dos-juncos, estorninho-preto.


Raridades: ganso do Canadá, pato-ferrugíneo, zarro-americano, pato-de-rabo-alçado, galeirão-de-crista, tarambola-americana, pilrito-canela, maçarico-de-bico-comprido, perna-amarela-pequeno, maçarico-sovela, gaivota de Franklin, andorinhão-de-rabo-espinhoso.

Visita: É realizada preferencialmente ao fim da tarde, devido às condições mais favoráveis de luminosidade. A distribuição das aves neste local varia bastante em função dos níveis de água na lagoa, sendo aconselhável começar por efectuar um reconhecimento da zona.


Nas águas livres da lagoa observa-se habitualmente o galeirão-comum e o mergulhão-pequeno, enquanto que as manchas de juncos servem de abrigo a galinhas-d’água. Existem também algumas manchas de caniço, que na Primavera são frequentadas pelo garçote. Entre os patos, a espécie mais frequente é o pato-real, mas é habitual haver alguns zarros-comuns, frisadas e patos-trombeteiros. No Outono e no Inverno o número de patos pode atingir as várias centenas; nessas épocas, para além das espécies já referidas, é fácil observar bandos de marrequinhas e, com sorte, algum arrabio ou um pato-de-bico-vermelho.

Percorrendo as margens da lagoa não é difícil encontrar limícolas, variando o seu número em função do nível da água e da época do ano. O pernilongo, a rola-do-mar, o maçarico-de-bico-direito, o maçarico-das-rochas, o perna-vermelha-comum e o perna-verde-comum são algumas das espécies observadas com mais frequência. Por vezes também aparece o fuselo. Outras aves interessantes que podem ser vistas habitualmente neste local são o flamingo (por vezes em concentrações apreciáveis, sendo de assinalar o facto de ter havido uma tentativa de reprodução na Primavera de 2010), a íbis-preta, o colhereiro, o tartaranhão-ruivo-dos-pauis e o garajau-grande (este último é invernante na zona).

Vale a pena prospectar o campo de golfe situado na margem oposta, pois aí observam-se geralmente dois ou três caimões, bem como galeirões-comuns e bandos de estorninhos-pretos.

Os terrenos envolventes ao parque de estacionamento são frequentados pelo peneireiro-vulgar e por diversos passeriformes: entre os residentes, os mais habituais são a cotovia-de-poupa, o cartaxo-comum e a fuinha-dos-juncos; no Outono observam-se frequentemente alguns migradores transarianos, como o cartaxo-nortenho e chasco-cinzento; e no Inverno estes terrenos são frequentados pela laverca e pela alvéola-branca." - Aves de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário