quinta-feira, 19 de julho de 2012

Praias do nosso Algarve - Praia do Farol e Praia dos Hangares

Situada na Ilha da Culatra, a praia deve o seu nome ao enorme farol que se situa na sua extrema poente, na Barra Nova junto ao Cabo de St.ª Maria. Esta barra, estabilizada por molhes, marca uma inflexão na orientação da linha de costa: as ilhas-barreira orientam-se agora a sudeste, expostas ao vento quente levante e às suas ondulações.


Quando se chega ao cais de embarque verifica-se que a ocupação urbana (sobretudo de veraneio) e turística é intensa, mas o areal é extenso e, para nascente, a praia vai-se tornando gradualmente mais tranquila e deserta. O grande molhe a poente é aproveitado pelas escolas de mergulho para as suas aulas, por inúmeros caçadores submarinos e também para a pesca desportiva. Também é possível fazer surf, aproveitando as ondulações que chegam com o levante. Seguindo para nascente, surge a Praia dos Hangares, onde ainda se encontra um velho bunker e muito arame farpado, legados do tempo em que hidroaviões da Marinha ancoravam nesta Ilha. Existe aqui um pequeno povoado piscatório e de veraneio, voltado para a ria. O cordão dunar é imenso, quente e seco, o areal é muito tranquilo.



Notas: As correntes junto à barra são normalmente muito fortes, sendo necessária cautela.

Acessos: De barco a partir de Faro (Verão) e de Olhão (todo o ano), diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância durante a época balnear. Na Barra Nova não há vigilância balnear. Orientação: sudeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário