sábado, 10 de setembro de 2011

Praias do nosso Algarve - Praia do Vau

As arribas ocres e rubras que marcam as extremas da praia, rebaixam até se interromperem no troço central do areal. Para trás sucedem-se diversos equipamentos turísticos com áreas ajardinadas. Grande parte da vegetação (piteira, chorão e cactos) na envolvente da praia é exótica, tendo sido introduzida numa tentativa vã de estabilizar estas arribas, extremamente vulneráveis ao contacto da água da chuvas e do mar.
Já nos limites do areal, na direcção do Barranco das Canas ou da Praia dos Careanos, a arriba faz-se revestir pela vegetação típica, sobretudo barrilha e salgadeira, espécies resistentes aos ventos marítimos carregados de sal. As paredes rochosas, muito moldadas pela erosão, formam inúmeras reentrâncias e recantos, que fazem as delícias dos banhistas.


Para poente, sobre o topo das arribas, inicia-se um percurso de natureza que percorre o deslumbrante troço de costa rochosa entre o Vau e a Praínha. Esta é uma praia bastante frequentada e procurada pela argila, à qual se atribuem propriedades medicinais, que se desprende das suas arribas.


Nota: Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas, bem como precaução ao caminhar sobre o topo das arribas, mantendo uma distância de segurança do rebordo das mesmas.

Acesso: Viário alcatroado a partir da Av. V3 (Portimão), seguindo na direcção Rocha / Vau. A Praia está sinalizada. Estacionamento ordenado. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Praia Acessível. Orientação: sul/sudoeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário