sábado, 1 de fevereiro de 2014

Praias do nosso Algarve - Praia Grande e Praia da Angrinha

A praia situa-se em pleno estuário do Rio Arade, aos pés de Ferragudo. O principal acesso ao areal está alinhado com a abertura dos grandes molhes do Arade, avistando-se junto ao molhe Poente, já na Marina de Portimão, uma profusão de mastros e triângulos brancos. O areal é amplo, enquadrado por uma linha de arribas muito desgastadas e corroídas pelos elementos. 


As paredes rochosas fazem-se revestir por muita vegetação, sobretudo plantas adaptadas à salsugem como a barrilha e a salgadeira, ou plantas típicas das dunas, como o trevo-de-creta, que colonizam as pequenas cavidades rochosas onde se acumula areia. Um passadiço assente na areia percorre parte do areal, junto do qual surgem equipamentos turísticos, esplanadas e até um parque infantil. É uma praia muito frequentada mas com troços mais tranquilos para Sul, onde uma mancha verde de pinhal corta a cor quente da arriba. 


Para norte do Forte de S. João do Arade, que em conjunto com a Fortaleza de St.ª Catarina na outra margem do rio, garantia a defesa do estuário, surge o areal da Angrinha, cuja configuração muda ao sabor da foz da ribeira que ali desagua. Esta é uma pequena praia situada no sopé de Ferragudo, uma povoação de tradição piscatória, que se debruça em varandas brancas sobre a margem nascente do Rio Arade.

Nota: Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas.

Acesso: Pedonal na povoação de Ferragudo (a cerca de 5Km de Lagoa) para a Praia Grande e Praia da Angrinha. Estacionamento ordenado mas pequeno junto à Praia Grande, estacionamento amplo junto à Angrinha, a 250m da Praia Grande. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear, apenas na Praia Grande. Orientação: sudoeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário