terça-feira, 28 de maio de 2013

Terras do nosso Algarve - Querença

A Aldeia de Querença situa-se num monte que dá o nome à freguesia e que se pode caracte-rizar pela transição entre o Barrocal e a Serra. As casas descem pela encosta em todas as direcções e o centro da aldeia encontra-se bem lá no alto, no largo da pequena e bonita igreja, orgulho das gentes de Querença.


A freguesia de Querença está situada no interior do concelho de Loulé. Abrange as zonas do Barrocal, Beira Serra e Serra. A área da freguesia é delimitada a norte pela freguesia de Salir, a Sul pelas freguesias de S. Sebastião e S. Clemente, a nascente pelo concelho de S. Brás de Alportel e a poente pela recentemente criada freguesia da Tor. Dista cerca de 11 Km da sede do concelho e 22 Km do litoral.

Em Querença residem 811 pessoas, a que se juntam muitos visitantes, atraídos pelo pitoresco da aldeia, e pelo seu património gastronómico e ambiental.

Actividades Principais

Agricultura de subsistência; produtos agro-alimentares (mel e aguardente de medronho); artesanato e restauração.

História

Os mais antigos testemunhos da ocupação humana na zona remontam ao Neolítico (Grutas Igrejinha dos Mouros e Salustreira).

Encontramos ainda uma mina de cobre da Idade do Bronze e vestígios de ocupação romana e islâmica.

Desconhece-se a origem do topônimo Querença. A tradição popular atribui-lhe o significado de afecto, amor, boa vontade em que perante a hipótese de anexação de freguesia de Querença à de Salir, os moradores permaneceriam na sua querença desejando a autonomia administrativa.

José Hermano Saraiva escrevia “Querença: é um querer tão forte e tão caloroso que até parece que o destino os ouvia e deu á terra em que nasceram o nome de Querença, de tanto bem que lhe querem”.

No inicío do séc. XVI Querença era uma pequena localidade da freguesia de S. Clemente de Loulé.

Como outras localidades algarvias a pequena povoação conheceu um assinalável crescimento econômico durante a epopeia dos descobrimentos sendo elevada à categoria de sede de freguesia em meados de quinhentos. Em 1554 aparece designada como freguesia de Nossa Sr.ª da Assunção de Querença.

No final do séc. XX, a freguesia viu reduzida a sua área geográfica dada a criação da recente freguesia da Tor.


Património Cultural

Igreja Matriz Nossa Sr.ª da Assunção
Este edifício, com origem no século XVI, possui uma fachada com um belíssimo portal Manuelino (século XVI) e um portal lateral da mesma época. No interior encontramos uma pia-baptismal do mesmo período. O Altar da capela-mor e capelas laterais com retábulos de talha dourada constituem bonitos exemplares da período barroco. Entre as imagens merecem destaque uma Virgem e uma Nossa Sr.ª da Assunção, do século XVII. O terramoto de 1755 causou algumas ruínas na igreja, cujas reparações foram efectuadas nos anos seguintes, sendo desa época a torre sineira.
Do séc. XIX datam o presente frontão da fachada principal do edifício e a janela emoldurada.



Cruzeiro
No largo da Igreja, encontra-se um interessante Cruzeiro, construído integralmente em cantaria assente sobre uma rocha calcária e embelezado com um canteiro circular, provavelmente do século XVI.

Ermida Nossa Srª. do Pé da Cruz
Situada a poente da Igreja Nossa Sr.ª da Assunção, Remonta ao séc. XVII. Constitui um testemunho do estilo chão na arquitectura algarvia. Recentemente restaurada. Hoje em dia é utilizada como espaço funerário.

Moinho Ti Casinha
O pólo museológico situa-se num antigo moinho de água. Óptima vista sobre a serra e ribeira da Mercês. Organizam circuitos pedestres, passeios ao luar, serões culturais, desfolhadas, e outras actividades.


Património Natural

Fonte Benémola
Considerado Sítio Classificado, é um local de paisagem aprazível atravessado pela ribeira da Menalva. Nas suas margens existem algumas espécies vegetais pouco comuns no Algarve - salgueiros, freixos, choupos, tamargueiras e canaviais. Nas encostas do vale, predomina a vegetação típica do Barrocal Algarvio como o alecrim, o rosmaninho, o tomilho, a esteva, o zambujeiro, o sobreiro e a alfarrobeira. Entre a fauna destacam-se a lontra, a grande diversidade de aves e algumas colónias de morcegos.


Na área do parque situam-se as grutas da Salústreira Menor e Salústreira Maior.

As grutas datam do periodo Neolítico e tratam- -se de Grutas Naturais. Aqui foram encontrados vestígios pré-históricos (ex. alguma cerâmica grosseira).

Possuem várias divisões, com uma abóbada de pedra sustentada por colunas. Na caverna da Salustreira Menor encontra-se uma pedra com 1 metros de altura denominada pelo povo de Moura Encantada. Actualmente encontram-se bastante degradadas.

Este local possui ainda uma área de recreio e piquenique junto dos olhos d´água / nascentes (com propriedades terapêuticas reconhecidas).

Fonte Filipe
Fonte situada no curso da Ribeira das Mercês. Área protegida por densa vegetação, equipada com bancos e mesas em pedra e espaço de estacionamento. Zona de lazer, cuja água das fontes tem propriedades terapêuticas reconhecidas. Local onde se realiza a festa do 1º de Maio organizada pela Junta de Freguesia.


É também local de partida ou chegada para um dos mais belos passeios pedestres que pode se realizar ao longo da Ribeira das Mercês.


Produtos Locais

Ao longo do Vale da Ribeira da Menalva ainda existe a arte tradicional da cestaria de cana.

O fabrico de bonecas de trapos é uma arte que tem vindo a destacar-se. As bonecas têm cerca de 25 cm de comprimento e são vestidas e calçadas a rigor, com os trajes tradicionais. As suas figuras representam várias profissões típicas e antigas.

Em Pombal, perto de Querença, fazem-se deliciosos gelados, usando só produtos naturais.

É também nesta freguesia que se destila um dos mais afamados medronho e se produz o mais apreciado chouriço, para além de outras tipicidades.

A Festa das Chouriças (Festa de S. Luís), constitui, entre outros, um dos pontos altos das festividades em honra dos produtos tradicionais locais.

Licores utilizando os mais variados produtos da zona, bem como compotas caseiras e mel são outros dos produtos que bem afamam esta freguesia.


Gastronomia

Em Querença encontramos uma gastronomia típica que os restaurantes locais conservam o mais genuinamente possível. São pratos típicos de Querença, entre outros, a Galinha Cerejada, o Galo de Cabidela e o Xerém (as papas do milho, prato de origem árabe).

Sem comentários:

Enviar um comentário