segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Terras do nosso Algarve - Lagoa

O município de Lagoa tem duas riquezas naturais: o vinho que exporta a todo o país e um património natural extraordinário, que aproxima esta zona do Algarve a milhares de turistas todos os dias do ano. As praias de Caneiros ou Carvoeiro e o Vale de Centianes contam com todos os serviços para absorver esta procura.


HISTORIA LAGOA - ALGARVE

Os abundantes restos arqueológicos encontrados em toda a zona sul de Portugal demonstram a presença humana na área de Lagoa desde o Neolítico. Graças a sua situação privilegiada e a riqueza das suas terras serviu de refúgio a numerosos povos no decorrer da sua história.

Depois da expulsão dos muçulmanos no século XIII, as terras de Lagoa passaram a pertencer a Silves até que no dia 13 de Janeiro de 1773 se criou o Concelho de Lagoa e foi elevada a categoria de Vila.

Não é muito conhecido o passado desta cidade, só se possuem documentos a partir de se tornar vila, mas se crê que teve certa importância na época da dominação árabe e durante a Idade Média.

A cidade de Lagoa está situada no alto de uma pequena colina rodeada de vinhedos e próxima ao mar. Igual que o resto da população do sul de Portugal, Lagoa viveu no decorrer da sua história pesqueira, mas seu produto mais característico foi o vinho durante séculos. A cidade se converteu no coração da produção vinícola, exportando vinhos de grande qualidade para todo o país.

A finais do século XIX e princípios do século XX foi quando a indústria pesqueira e de conserva teve maior desenvolvimento na economia e prosperidade da cidade.

Hoje em dia se modernizou e se enriqueceu graças a importância do turismo. Frente ao carácter buliçoso que caracteriza as populações do Algarve, destaca a tranquilidade desta população.



PASSEIO TURÍSTICO LAGOA

A Igreja da Misericórdia de Lagoa é uma igreja de pequenas dimensões com uma fachada simples. No seu interior se destaca em seu altar-mor uma talha do século XVIII, uma imagem do Senhor Crucificado do século XVII e duas imagens do século XVII. Suas paredes se encontram revestidas por azulejos do século XVII.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz situa-se no coração da cidade. Foi construída no século XVIII sobre os restos de uma antiga ermida do século XVI. Do edifício original só se conserva um portal manuelino em sua sineira. Seu interior é de três naves e destaca-se em seu altar-mor a imagem de Nossa Senhora da Luz e os demais altares relicários do século XVII e XVIII.

O Convento de São José se encontra situado na Rua Joaquim Eugênio Júdice. Foi construído no século XVIII e reconstruído posteriormente em várias ocasiões. Destaca-se em seu interior uma formosa capela com altares talhados, na qual se encontra a imagem de São José com o Menino. Na entrada do convento se encontra a interessante 'Roda dos Expostos', utilizada em suas origens para a recolhida das crianças abandonadas. Desde o ano de 1993 alberga em seu interior o Centro Cultural da cidade, onde suas salas mais destacadas são um auditório e diferentes galerias de arte.

A Costa da Lagoa se encontra repleta de grutas que formam parte da sua paisagem litoral, algumas das mais conhecidas são a de Furna do Barco que se encontra entre a Praia do Carvalho e Benagil, e as de Malhada do Baraço e Algar Raivoso, na Praia da Marinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário