sexta-feira, 1 de julho de 2011

Monumentos e Património do nosso Algarve - Convento de Nossa Senhora da Assunção (Faro)

Em 1519, a Rainha D. Leonor, terceira mulher de D. Manuel, manda edificar na cidade de Faro, pertença da Rainha desde 1491, um convento destinado às freiras Capuchas de Santa Clara.

 

As obras iniciadas por D. Leonor resumiram-se à igreja, sendo prosseguidas por D. Catarina, que para isso contrata o arquitecto Afonso Pires. 

Em 1527 a igreja está concluída, bem como o claustro, a sala do capítulo, o refeitório e a ala poente do dormitório. O pórtico data de 1539, e as restantes alas do dormitório estão prontas em 1545. 

No ano de 1550 dá-se por concluída a construção do Convento de Nossa Senhora da Assunção ou Convento das Freiras. O ataque dos ingleses em 1596 causa grandes danos no edifício, refugiando-se as freiras numa ermida do Cerro de S. Miguel. O Terramoto de 1755 faz ruir a igreja e parte dos dormitórios. 

No século XIX o convento é abandonado, indo as freiras para a cidade de Tavira. Nos finais desse século é comprado por particulares, instalando-se no seu interior uma fábrica de cortiça. 


Em 1948 é classificado como Monumento Nacional, sendo restaurado na década de sessenta. É um edifício de características renascentistas, com uma igreja manuelina, com cúpula barroca, e entrada lateral através de um pórtico do renascimento. 

Destaque para o claústro em estilo coimbrão, de dois pisos, com contrafortes salientes, arcadas de volta inteira no piso térreo e arquitrave no piso superior e para a decoração animalista das gárgulas. Actualmente alberga o Museu Arqueológico e Lapidar Infante D. Henrique. Rui Paula e Frederico Paula, Faro Evolução Urbana e Património.

Sem comentários:

Enviar um comentário