quinta-feira, 19 de abril de 2012

Praias do nosso Algarve - Praia da Figueira

Os carros ficam a cerca de 500m da praia, o acesso pedonal é feito através de um trilho estreito que percorre um dos vales mais bonitos da região, com encostas verdejantes, áreas de pinhal e imponentes afloramentos rochosos calcários onde se avistam enormes grutas. 


Na várzea da pequena ribeira, o visitante encontra pomares, sobretudo com figueiras e oliveiras e muita passarada entretida com os frutos. A praia é muito tranquila e tem um certo ar de fim de mundo, possivelmente devido à ausência de veículos na paisagem. O areal é delimitado por arribas de cores quentes com formas muito curiosas, onde se avistam, a nascente, as ruínas de uma fortificação do séc. XVI. Também aqui o calhau rolado é usado pelos banhistas na construção de pequenos abrigos semicirculares de pedra que funcionam como corta-vento.


Acesso: Viário alcatroado a partir da povoação da Figueira (sinalizada na EN 125), seguindo na direcção da fortaleza durante cerca de 1 km. Estacionamento pequeno e não ordenado, a 500m da praia, sem equipamentos de apoio. Orientação: sudeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário