segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Terras do nosso Algarve - Silves

A história de Silves remonta ao período pré-histórico conforme testemunham os achados de menires, sepulturas e instrumentos de pedra polida. Na Idade dos Metais, a importância do concelho aumentou devido à sua riqueza em cobre. Por aqui passaram também Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos (vestígios de estátuas, pedras com inscrições e moedas) e Muçulmanos.

Ficheiro:SLV.png

A conquista de Silves aos mouros, por D. Afonso III, ocorreu em meados do século XIII. Este rei concedeu-lhe foral em 1266 e elevou-a a concelho. Em 1504 foi-lhe dado novo foral por D. Manuel.

Do património arquitetónico e monumental do concelho, são de salientar:

- o Castelo de Silves, originalmente de construção árabe, que remonta ao século VIII. Constituído por muralhas de taipa e espessas torres, ergue-se, no centro, uma enorme cisterna com a abóbada abaulada e cinco arcos de volta inteira. 


- a Igreja da Misericórdia de Silves, edifício do século XVI, que revela a sua origem manuelina num pórtico lateral muito lavrado, colocado acima do solo, possivelmente a primitiva entrada; 

- o torreão das portas da cidade de Silves, antiga torre albarrã, de importante dimensão, que fazia parte das muralhas da cidade;

- o Museu Arqueológico de Silves, que está construído em volta de uma cisterna muçulmana. Alberga uma valiosa coleção arqueológica desde o período paleolítico até ao século XVII.



As atividades ligadas ao setor secundário têm um papel bastante importante na economia concelhia. As indústrias corticeira e extrativa constituem as principais atividades. A indústria extrativa surgiu na Idade dos Metais e a corticeira, implementada na segunda metade do século XIX, despoletou o incremento económico e urbanístico de Silves.A área agrícola ocupa cerca de 10,3% da área do concelho, sendo típicos os cultivos de cereais para grão, de frutos secos, de citrinos, os prados, as pastagens permanentes, o pousio e o olival. No que diz respeito à pecuária, aves, ovinos e suínos destacam-se como as principais espécies criadas. Silves tem uma baixa densidade florestal, pouco ultrapassando os 15% (15,1%) da superfície agrícola útil, correspondendo a 11 187 hectares.

Sem comentários:

Enviar um comentário