sexta-feira, 6 de julho de 2012

Praias do nosso Algarve - Praia dos Olhos d'Água


A praia encontra-se inserida na pitoresca povoação de Olhos d´Água, terra de pescadores que ainda hoje ocupam o extremo nascente do areal, com as suas embarcações de pesca artesanal e respectiva rampa de embarque.



As afamadas nascentes de água doce que brotam do areal, localmente designadas por olhos d´água, baptizaram a povoação e a praia. Os olhos d´água são visíveis junto ao mar, em situação de baixa-mar. Mas foram também arribas calcárias que distinguiram Olhos d´Água, já que esta é a primeira praia rochosa para quem vem de nascente, onde, por exemplo, se pode observar a vida marinha na faixa inter-marés: lapas, burriés, cracas, anémonas e algas coloridas. 

As formações rochosas, muito recortadas, geram leixões, sapas, arcos, reentrâncias e pequenas enseadas abrigadas, sobretudo no troço poente do areal. Trata-se duma praia muito frequentada, dado o seu carácter urbano e turístico, dispondo de uma praça central com esplanadas de onde se pode contemplar o mar e um pequeno passeio pedonal pela frente de mar, ladeado por palmeiras.


Nota: Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto às arribas.


Acesso: Viário alcatroado através da povoação Olhos d´Água, que se encontra assinalada em Albufeira e na EN 125. Estacionamento exíguo e ordenado. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário