quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Praias do nosso Algarve - Praia da Alagoa (Altura)

A povoação de Altura, essencialmente de apoio ao veraneio, vai acompanhando a extensa praia arenosa e o seu largo cordão dunar, que se encontra atravessado por uma rede de passadiços sobrelevados, permitindo observar a diferenciação da vegetação dunar desde a frente de mar até ao interior. 


Junto ao imenso areal, onde a duna se eleva, abundam o estorno, o cardo-do-mar, o felpudo cordeirinho-das-praias e o vistoso narciso-das-areias. Mais para o interior a vegetação alteia o porte e surgem os típicos arbustos de piorno-branco, que sempre proporcionam alguma sombra e conforto visual ao ambiente quente e luminoso da época de estio. A linha do horizonte abre-se para nascente, onde a paisagem se mantém verde, com as construções de Monte Gordo enquadradas por uma vasta área de pinhal.
Notas: De modo a contribuir para a preservação do local, o cordão dunar deverá ser atravessado utilizando os passadiços existentes.
Acesso: Viário alcatroado a partir da EN 125, seguindo na direcção de Altura durante cerca de 1 km. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância durante a época balnear. Praia Acessível. Orientação: sudeste.


Sem comentários:

Enviar um comentário