domingo, 9 de setembro de 2012

Terras do nosso Algarve - Alte

Cheira a flores, e a água fresca da ribeira que a atravessa, desde a fonte grande à queda do vigário, dá-lhe uma frescura perene, mesmo nos mais quentes dias de verão.
A aldeia de Alte é geralmente considerada como uma das mais bonitas de Portugal.
Uma visita à Fonte Pequena oferece o enquadramento perfeito... foi aliás aqui que o poeta altense Cândido Guerreiro tantas vezes se inspirou e, por isso acabou por lhe ser erguida, neste local, uma estátua em sua homenagem.
Encontra aqui um espaço harmonioso onde o verde e a frescura convidam a momentos de lazer.
Ao longo da aldeia, a ribeira conduz as águas da Fonte Grande, num curso onde abundam as levadas, açudes e velhas azenhas.


Edificada entre os quatro serros que a rodeiam - Galvana, Francelheira, Castelo e Rocha Maior - a aldeia convida a percorrer as suas ruas apertadas, pisando de mansinho as calçadas tradicionais e empedrados e espreitando aos pátios cheios de floreiras de sardinheiras.
Noutros tempos podiam ouvir-se ao virar de cada esquina, sobretudo na Rua dos Pisadoiros, o som das maças de pisar o esparto, planta selvagem que marcou a vivência económica e social de toda a freguesia.

Localização

Alte situa-se na parte sul da região do Caldeirão e é delimitada a norte por S. Barnabé, a leste por Salir e Benafim, a sul pelo concelho de Albufeira e por S. Bartolomeu de Messines a oeste.
A freguesia é atravessada de oeste para este pela EN 124 que liga Silves a Alcoutim. A 25 Km, aproximadamente, de Loulé, por estrada nova e construída a preceito, chega-se lá em poucos minutos. Até Albufeira os 30 Km levam mais tempo a percorrer.




Actividades Principais

A população de Alte ocupa-se, na sua maioria, de actividades ligadas ao pequeno comércio e à agricultura de susbsistência.


História

Com vestígios de ocupação romana desde o Neolítico, a região acolheu comunidades de agricultores e pastores que influenciaram sucessivamente as comunidades locais. Durante a colonialização romana e o domínio visigótico, Alte evolui de villa rural integrada na grande propriedade romana, para comunidade camponesa autónoma da beira – serra, mantendo as relações comerciais com as cidades do litoral. No período muçulmano, Alte torna-se um povoado fortificado e nas terras limítrofes são desenvolvidas novas técnicas agrícolas e as culturas da amendoeira, alfarrobeira e figueira. As culturas árabe e berbere marcaram decisivamente a arquitectura local. Após a conquista cristã do Algarve, é estabelecido o senhorio de Alte que se manteve até ao século XX.


Património Cultural

Igreja Matriz - Com fundação anterior ao séc. XV, a igreja sofreu remodelações nos séculos XVI e XVIII, apresentando actualmente um interior composto por três naves separadas por arcos, suportados por fortes colunas. O maior destaque vai forçosamente para a lindíssima abóbada quinhentista artesoada, revestida de azulejos do século XVIII, azuis e brancos e rica talha barroca. O portal e as pias baptismais são manuelinos.
A talha dourada dos retábulos das capelas de Nossa Sr.ª do Carmo, Nossa Sr.ª do Rosário e São Francisco contrasta com os azulejos polícromos que revestem a Capela de São Sebastião. Belas imagens de Santa Teresa, do século XVII, e de Nossa Sr.ª do Rosário e Santa Margarida, do século XVIII, completam a decoração da igreja.
Casa Rosa - Nas Assumadas, trata-se de um museu rural onde se pode admirar uma colecção privada de utensílios agrícolas, mobiliário e peças de cerâmica.


Património Natural

Pego do Vigário (Morgado de Alte) - Trata-se de uma queda de água que se situa pouco abaixo da aldeia de Alte e surge pelo caudal da Ribeira e pela morfologia dos vales e encostas daquela área. Mede cerca de 10 metros de altura e 2 metros de largura. É um local de acesso um pouco difícil, devido à sua encosta.

Fonte Pequena e Fonte Grande - Nascentes de água (Olho de Boi) que, durante séculos, foram local de encontro das mulheres da aldeia para encherem os cântaros de água e lavarem a roupa, hoje são um local aprazível propício ao repouso e piqueniques. Tratam-se de nascentes de água localizadas num pequeno vale junto da aldeia de Alte. Nas margens da ribeira encontram-se restaurantes, cafés, áreas de piquenique e de banhos (a represa constitui uma piscina natural). As águas da Fonte Grande e da Fonte Pequena que dão origem à Ribeira de Alte, já fizeram mover os nove moinhos da aldeia.



Tradições

Em relação à origem do nome da povoação há uma lenda que alguns consideram facto histórico. Nos primeiros tempos, em toda aquela vasta área, houve apenas uma ermida no sítio Vila Verde do Vale, actualmente denominado, Santa Margarida. No Freixo Verde, localizado a nascente, morava uma rica lavradora muito religiosa e a que mais contribuía para as despesas do capelão. Ora a ermida localizava-se a poente. Nunca o capelão subia ao altar para a missa aos domingos e dias santos, sem que a lavradora do Freixo Verde se encontrasse na capela. Um dia, porém, esta demorou-se tanto que o capelão, ao pensar que já não viria, iniciou a celebração. Quando os fieis já retornavam a suas casas, no caminho encontraram a lavradora no sítio onde agora se encontra a povoação de Alte. Dando-se conta que a celebração da missa tinha sido feita mesmo sem a sua presença, a lavradora voltou-se para a criadagem e disse:

Alto! que aqui mandarei edificar uma igreja.
E assim se fez a igreja que é hoje a matriz, com a denominação de Igreja do Alto, passando depois, com o tempo, a aldeia a ser designada por Alte, a que não será alheio o “sotaque serrano” .
Segundo o povo, junto aos cerros que rodeiam a aldeia ouvem-se à noite os murmúrios dos mouros que enterraram no seu interior, todas as suas riquezas.

Es são esses mesmos montes que motivam outras cantigas que ainda hoje são entodas
"Quatro serros tem Alte
Que o cercam em redor
Galvana e Francilheira
Castello e Rocha Maior
Cantiga de Alte" (in Monografia do Concelho de Loulé)


Produtos Locais

À economia, predominantemente agrícola e de sequeiro e assente ainda em práticas herdadas de tempos remotos, associa-se a produção da aguardente de medronho, do mel, do queijo e da doçaria. Particular relevo merecem os trabalhos de artesanato que se executam na Freguesia de Alte com recurso ao esparto, à palma, à madeira e à cerâmica e que se comercializam em todo o Algarve. Em Santa Margarida, encontra artesanato de rendas e croché e trabalhos em cobre e alumínio. Na Torre, visite a cooperativa de fabricação de brinquedos de madeira e oiça o célebre grupo musical “Os Velhos da Torre”.


Gastronomia

Na doçaria e confeitaria, existem deliciosos doces e bolos, nomeadamente de amêndoa e mel, nas pastelarias locais.
Bolos que sabem bem com a aguardente de medronho.
Mas em poucos lugares sabem tão bem as típicas comidas da serra algarvia, a galinha de cabidela ou cerejada, o galo caseiro, as papas e o jantar de milhos, entre muitas outras.

Sem comentários:

Enviar um comentário