sábado, 16 de julho de 2011

Praias do nosso Algarve - Porto de Mós

A praia nasce num vale amplo e aberto, formando um extenso areal enquadrado nas extremas por arribas altas. Do Miradouro da Atalaia, situado no topo da arriba, a paisagem é soberba, avistando-se a linha de costa até Sagres. 
Para poente dominam os tons cinzentos-claros, as arribas são talhadas em margas (calcários com elevado teor de argila) fortemente laminadas e sustidas em equilíbrios muito precários. Na época húmida acumula-se na base da arriba uma espessa camada de argila, que os locais dizem possuir propriedades medicinais. 
Na face da arriba crescem plantas bem adaptadas à salsugem como a salgadeira, a barrilha e a valverde-dos-sapais, ou caniços nos locais que evidenciam escorrências de água. Para poente as arribas exibem tons ocres, muito quentes, e avistam-se já as formações rochosas que configuram a Ponta da Piedade. Apesar da proximidade com a cidade de Lagos, a envolvente da praia ainda mantém características naturais e o areal possui troços muito tranquilos.
praia de porto de mós, praia de porto de mós lagos
Nota: Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas.
Acesso: Viário alcatroado a partir de Lagos, subindo a Av. dos Descobrimento e virando à esquerda na rotunda junto ao Quartel dos Bombeiros, seguindo na direcção de Porto de Mós. Estacionamento amplo. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Praia Acessível. Orientação: sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário