sexta-feira, 8 de março de 2013

Praias do nosso Algarve - Praia de Quarteira

Antiga povoação de homens do mar, desenvolveu-se de modo a dar apoio a uma crescente procura das suas praias, constituindo actualmente um grande centro turístico. 


O núcleo piscatório, com as suas embarcações e casas de aprestos, subsiste, limitado porém ao extremo poente da praia. O peixe fresco grelhado é uma presença incontornável à mesa em Quarteira e o mar recheia receitas tradicionais como a sopa de pão com conquilhas ou as lulas com ferrado. 


O areal extenso, com cerca de 3 km, encontra-se rasgado por vários molhes, junto aos quais se vai acumulando areia e que proporcionam banhos tranquilos aos veraneantes. Uma comprida e agitada avenida marginal, apelidada de Calçadão, acompanha o areal, oferecendo diversos equipamentos turísticos de apoio à praia, esplanadas solarengas e muita animação durante a época balnear. É uma praia de carácter urbano, muito frequentada.

Acesso: Pedonal a partir de Quarteira (sinalizada na EN 125). Estacionamento ordenado e amplo. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes, WC e outros) e vigilância na época balnear. Praia Acessível. Orientação: sudoeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário