sábado, 25 de janeiro de 2014

Praias do nosso Algarve - Praia dos Três Castelos

O areal, cuja designação alude aos leixões que teimosamente resistem ao recuo da linha de costa, confina com o pequeno promontório muito recortado onde se situa o miradouro dos Três Castelos. O acesso à praia faz-se através das escadas que descem do miradouro, de onde se desfruta de uma vista admirável sobre as formações rochosas muito esculpidas desta praia, onde são visíveis arcos, grutas e leixões, bem como plataformas nas paredes rochosas, muito apetecíveis para aves como falcões, gaivotas, guinchos, pombos-da-rocha e andorinhões. 


Nas vertentes rochosas mais suaves crescem profusamente aroeiras e plantas resistentes à salsugem, sobretudo barrilha e salgadeira. Já na base das arribas, parasitando as raízes destas plantas halófitas, cresce uma pequena e raríssima planta, com o sugestivo nome vernáculo de piça-de-mouro, que deriva da sua forma fálica e da restrita distribuição geográfica (confinada a alguns locais na bacia do Mediterrâneo). As cores quentes dominam o areal, que é extenso e com troços mais tranquilos a poente.


Nota: Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas, bem como precaução ao caminhar sobre o topo das arribas, mantendo uma distância de segurança do rebordo das mesmas.

Acesso: Pedonal através da cidade de Portimão. Acesso viário alcatroado a partir da Av. V6 (Portimão), seguindo na direcção da Praia da Rocha. Estacionamento ordenado. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sul/sudoeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário