sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Praias do nosso Algarve - Praia do Pintadinho

Trata-se da praia imediatamente a poente da Ponta do Altar, um promontório estreito e alongado onde se edificou um farol. Os matos ricos do Barrocal Algarvio atingem aqui a linha de costa, combinando-se com a vegetação típica das arribas expostas da Ponta do Altar.


 O areal encontra-se assim enquadrado por densa mancha de vegetação: aroeira, tomilho, murta, palmeira-anã, giesta, sargaço e roselha, sobre os quais crescem profusamente lianas. Nas arribas de cores quentes são visíveis diversos fósseis marinhos bem como notáveis modelados resultantes da erosão marinha sobre a rocha calcária, é o caso das sapas visíveis na base da Ponta do Altar. 


Na arriba que delimita o extremo norte da praia é de assinalar a galeria que forma uma espécie de enorme abóbada com dois arcos. Orientado a oeste, avista-se do areal do Pintadinho a foz do Rio Arade, formalizada por molhes, e em segundo plano a cidade de Portimão.

Nota: Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto das arribas.

Acesso: Viário alcatroado a partir de Ferragudo (a cerca de 5Km de Lagoa), seguindo para sul durante cerca de 3km. Estacionamento amplo e não ordenado. Equipamento de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: oeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário