sexta-feira, 3 de junho de 2011

Algarvios ilustres - Júlio Dantas

"Júlio Dantas nasceu em Lagos em 19 de Maio de 1876. É ainda hoje considerado como uma das figuras notáveis do Algarve do séc. XX, sobretudo devido à sua arte como escritor, um poeta distinto, um jornalista, um político, um dramaturgo, e um militar. 




Júlio Dantas estudou no Colégio Militar e formou-se em Medicina na Escola Médico - Cirúrgica de Lisboa no ano de1 900. 

Desempenhou, entre outras funções, a de médico no exército português, o cargo de presidente da Academia de Ciências de Lisboa e do Conservatório Nacional, foi ainda Ministro da Instrução Pública e dos Negócios estrangeiros entre 1 921e 23 e Embaixador de Portugal no Brasil entre 1941 e 49, sendo de destacar também o seu papel na elaboração de um Acordo Ortográfico com este País Irmão. 

É ainda de evidenciar a criatividade literária do lacobrigense Júlio Dantas, com destaque muito próprio para as peças teatrais «A Ceia dos Cardeais», «Rosas de todo o ano», «Um serão nas Laranjeiras», «Soror Mariana», «Viriato Trágico» e «A Severa», tendo com esta última, o cineasta Leitão de Barros realizado o primeiro filme sonoro português no ano de 1931. 

Note-se que a sua actividade literária se iniciou ainda no séc.XIX quer como jornalista na «Novidade», em 1893, quer com a publicação do seu primeiro livro de versos em 1897, contabilizando mais de 25 títulos de onde se reúnem poesia, prosa e teatro a que se acrescenta a tradução das obras «Rei Lear» de Shakespeare e «Cyrano de Bergerac» de Rostand. 
Júlio Dantas faleceu a 25 de Maio de 1962 em Lisboa." - EMS Publinet

Sem comentários:

Enviar um comentário