quinta-feira, 7 de junho de 2012

Praias do nosso Algarve - Praia de Armação de Pêra

O extremo poente da praia ainda é marcado pelas arribas calcárias muito recortadas que caracterizam o Barlavento Algarvio. Para nascente porém, inicia-se uma ampla baía arenosa bem como o centro turístico de Armação de Pêra, que oferece inúmeros serviços aos utentes da praia. Um passeio pedonal debruçado sobre o mar, com espaços ajardinados e uma vista sobranceira sobre a linha de costa, vai percorrendo a praia, sendo muitas as esplanadas solarengas por onde escolher. 


A leste da praia e fazendo justiça à longa tradição piscatória de Armação de Pêra, o areal encontra-se ocupado por coloridas embarcações de pesca e casas de aprestos. O nome da praia advém de ser este o local onde os pescadores da povoação de Pêra (situada a leste da praia, mais para o interior) montavam a “armação” (aparelho de pesca), que era a base da sua subsistência.


Passada a praia dos pescadores, as marcas humanas extinguem-se e o horizonte abre-se. Avistam-se então dunas a perder de vista e a zona húmida que se forma na foz da Ribeira de Alcantarilha, com a sua vegetação típica e inúmeras aves aquáticas, de que são exemplo a enorme garça-cinzenta ou os pequenos e incansáveis borrelhos.


Acesso: Pedonal através da povoação de Armação de Pêra (sinalizada na EN 125). Estacionamentos amplos e não ordenados nas extremas da praia. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Praia Acessível. Orientação: sul / sudoeste.

4 comentários:

  1. A segunda foto não é Armação de pera.

    ResponderEliminar
  2. mas sim praia da batata em Lagos

    ResponderEliminar
  3. Ambas as fotos são da vila de Armação de Pêra, para que n restem duvidas!!

    ResponderEliminar
  4. sem duvidas nenhumas grande vila de ARMAÇAO DE PERA

    ResponderEliminar