quarta-feira, 18 de julho de 2012

Viagem pelos sabores genuínos da Serra do Caldeirão na Feira da Serra 2012

A 21.ª edição da Feira da Serra de São Brás de Alportel, marcada para os dias 27, 28 e 29 de julho, vai ser mais uma viagem pela rota dos sabores serranos, num percurso através das memórias do paladar que se escondem na Serra do Caldeirão. 


Nesta edição especial, o medronho senta-se à mesa e, para além de se fazer representar nas suas múltiplas potencialidades no novo «Sítio do Medronho», como «convidado de honra» do certame, sobe ao «Palco Sabores» pela mão de conceituados «chefs» de cozinha, como Jorge Sancho e Fernando Cunha (Restaurante Visconde – Pousada de Estoi), João Silva (Vila Vita Park), e Bruno Viegas e Bruno Rocha (Hotel Tivoli Victoria). 

A tradição e a inovação encontram-se à hora da demonstração gastronómica, diariamente sempre pelas 21:45 horas. O medronho pode surgir à sobremesa, mas também perfumar deliciosos pratos criados especialmente para ilustrar as diversas aplicações gastronómicas deste fruto serrano. 

No novo «Sítio do Medronho», o visitante pode apreciar vários produtos à base de medronho, tais como saborosos chocolates e gelados e até mel de medronho e poderá ainda participar em provas, com a participação especial da Confraria do Medronho, descobrindo um pouco mais sobre o processo de fabrico maturação da tradicional aguardente de medronho. 

A descoberta dos paladares da serra levará os visitantes ao «Encontro de Sabores», um espaço composto por seis restaurantes – Manjares da Serra, Doce Serrano, Tasca Rasca, Restaurante Zé Dias, Restaurante Ti Carma e Sabores do Algarve – e ainda a típica tasca Calcinho Bolota. 

À mesa, a alimentação mediterrânica surge salpicada por tradições serranas no ensopado de borrego perfumado com medronho, na fritada de porco preto com migas de tomate e medronho, nos lombinhos de porco fritos com alho e aroma de medronho, na galinha cerejada com aroma de medronho, entre muitas outras sugestões também presentes nas sobremesas de bolo de medronho e mel, na tarde de figo com aroma de medronho, entre muitas outras tentações. 

O percurso prossegue por entre ruas e ruelas da «Aldeia Serrana», em pleno coração da feira, onde se encontram as peças do mais genuíno artesanato e as novas propostas que reinventam as artes tradicionais, num percurso pelos aromas da doçaria, dos produtos de agricultura biológica ou dos enchidos mais saborosos. 

Esta rota gastronómica termina no espaço que representa a origem de todos os pratos que se querem com qualidade e confiança. No espaço do «Mercado vai à Feira», os produtos da época e de cultivo local ocupam um novo espaço na feira, dando a conhecer os hortelãos e os produtos frescos da horta que garantem a essência da gastronomia tradicional serrana. 

Fonte: Região Sul

Sem comentários:

Enviar um comentário