segunda-feira, 30 de abril de 2012

Centro de Saúde de Portimão fechado, à espera do alcatrão

Centro de Saúde de Portimão, no Algarve, está pronto mas não pode abrir devido à falta de um acesso. ARS diz que a culpa é da Câmara Municipal, que rejeita as acusações.


São 50 metros apenas, que podem fazer toda a diferença. Cinquenta metros de alcatrão - diz a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS) - separam neste momento o fecho da abertura, no novo Centro de Saúde de Portimão, que deveria abrir este mês. "Tínhamos planeado inaugurar em abril, mas protelámos para maio. As acessibilidades estão a demorar", afirma ao Expresso o médico Martins dos Santos, presidente da ARS.

Em causa está a construção de uma estrada que a Câmara de Portimão se comprometeu a fazer, mas que ainda não apareceu. A ARS enviou três cartas - que não obtiveram resposta - para o município de Portimão. Finalmente conseguiram chegar à fala, mas o executivo da autarquia (liderado por maioria socialista) não tem colhido confiança por parte da Saúde: "Desde Novembro que o dizem. É preciso asfaltar porque não é possível abrir o Centro de Saúde com lama", reivindica o presidente da ARS, ex-dirigente do Sindicato Independente dos Médicos.

Contatada pelo Expresso, a Câmara Municipal garante que o Centro pode abrir a qualquer momento, utilizando um acesso provisório em tuvenan (terra batida): "São 10 metros para a entrada e 10 para a saída. Logo que fechemos o concurso público para a realização da obra definitiva ela ficará concluída, lá para julho, mas para já podem abrir com este acesso já na segunda-feira", retorque fonte da autarquia.

"É vergonhoso", diz ARS

"Dizer isso é absolutamente vergonhoso. O Centro está cheio de terra, existe um muro de terra no meio do acesso", contrapõe Martins dos Santos. "Quem vai avaliar isso são as pessoas de Portimão", acrescenta. Segundo a autarquia, o acesso atrasou-se devido às dificuldades na construção do próprio Centro de Saúde, situação que a ARS reconhece que vem de trás, desde 2003.

Mas, agora, está na hora de avançar: "Vamos abrir na segunda semana de maio. Estamos a pagar à Misericórdia e não podemos gastar dinheiro público se temos o Centro pronto", diz a ARS, que garante que a estrutura já está pronta desde janeiro, ainda que a inauguração tivesse passado para abril devido à necessidade de realização de alguns testes.

Diga-se que o novo Centro, que fica junto ao atual, permitirá abandonar as instalações do Centro antigo, alugadas à Misericórdia de Portimão, por uma mensalidade superior a 10 mil euros.

O Centro vai servir mais de 50 mil utentes e deverá albergar duas Unidades de Saúde Familiar e a sede do Agrupamento dos Centros de Saúde do Barlavento.

Fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário