segunda-feira, 30 de abril de 2012

Algarve tem um restaurante entre os 50 melhores do mundo

O restaurante Vila Joya, em Albufeira, garantiu a entrada de Portugal pela primeira vez para a lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo desde que os prémios foram criados em 2002. A decisão foi anunciada, esta segunda-feira, em Londres.


O restaurante, dirigido pelo chef austríaco Dieter Koschina, subiu 35 posições para o 45.º lugar e consolida assim a reputação de melhor restaurante português.

O Vila Joya é o único restaurante português ao qual o Guia Michelin atribuiu duas estrelas desde 2011 e foi também dos poucos a merecer a melhor classificação na primeira edição do «Guia Galp - Os Melhores Restaurantes e Vinhos de Portugal» de 2012.

No ano passado, o braço direito do chef austríaco, Matteo Fernandino, disse à agência Lusa que o segredo está em fazer «cozinha de amor, boa, muito boa», sem pensar nos prémios. «Temos uma cozinha de produto. Podemos fazer pratos portugueses, espanhóis, italianos ou franceses. O importante é o produto fresco e muito bom», descreveu, elogiando o «peixe espetacular» do Algarve.

Os primeiros três lugares da lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo mantiveram-se desde o ano passado, liderados pelo dinamarquês Noma, eleito o primeiro pela terceira vez consecutiva, seguidos por dois espanhóis, «El Celler de Can Roca» e «Mugaritz».

O destaque vai também para o brasileiro «D.O.M», de São Paulo, que que estreou na lista em 2006 e foi subindo progressivamente até destronar outros conhecidos restaurantes de topo, o italiano «Osteria Francescana» e o londrino «The Fat Duck», para ocupar o quarto lugar. Gerido pelo ex-DJ Alex Atala, foi considerado também, pelo terceiro ano consecutivo, o Melhor Restaurante da América do Sul.

Em termos de países, os EUA dominam a lista com oito restaurantes nomeados, mas França reina a nível europeu, sete restaurantes presentes, dos quais cinco nos primeiros 20.

Espanha, cujo «El Bulli» dominou durante vários anos a lista, mantém cinco restaurantes, incluindo o restaurante Arzak no 8.º lugar, cuja chef Elena Arzak Espina foi considerada a Melhor ChefFeminina do Mundo.

A Lista é o resultado de uma votação de uma Academia dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo composta por mais de 800 profissionais internacionais da indústria da restauração, dividida em 27 regiões mundiais, cada uma destas possuindo um painel de 31 membros, incluindo um presidente.

A lista e os prémios foram criados em 2002 e 2003, respetivamente, e são organizados e produzidos pela revista Restaurant e patrocinados pela S.Pellegrino e Acqua Panna.

Fonte: TVI

Sem comentários:

Enviar um comentário