quinta-feira, 15 de março de 2012

Pesca de sardinha proibida por 45 dias no Algarve

A pesca da sardinha pára a partir de hoje e durante 45 dias, no Algarve. O defeso da espécie foi decidido pelo Governo, depois de estudos terem revelado que há menos sardinha no mar, mas os pescadores queixam-se da perda de rendimento.


"É muito difícil estarmos este tempo todo impedidos de capturar sardinha, dado que não vamos ter qualquer apoio do Estado", salienta Mário Galhardo, presidente da organização de produtores Barlapescas. E acrescenta que "as pessoas só não abandonam a pesca, porque não há empregos lá fora".
António da Branca, presidente da organização Olhãopesca, diz que as embarcações podem continuar a pescar outras espécies, mas "só as mais pequenas deverão ir ao mar".
Os armadores e pescadores estão ainda preocupados por não saberem qual a quantidade permitida para a captura da espécie a partir de Maio, e até ao final do ano, mas a quota será inferior à do ano passado.
Segundo já fez saber a Direcção-geral das Pescas, existe uma avaliação do Conselho Internacional para a Exploração do Mar, que aponta para uma redução dos desembarques na ordem dos 50%, em comparação com o ano passado. Essa avaliação indica que se têm registado diminuições consideráveis da quantidade total de sardinha no mar, desde 2005.

PESCADORES QUEIXAM-SE DO TEMPO SECO

O tempo seco não está apenas a preocupar os agricultores portugueses. "Isso também é mau para a pesca", afirma António da Branca, da organização de produtores Olhãopesca, adiantando que "faz falta chuva e mar agitado que revire os fundos, de forma a que haja mais alimento para os peixes junto à costa". E desabafa, em tom irónico, que "há seca em terra e no mar". Segundo António da Branca, a pesca vive momentos muito difíceis: "Os custos que suportamos são cada vez maiores e já há mesmo barcos que ameaçam encostar ao cais".



Sem comentários:

Enviar um comentário