sexta-feira, 2 de março de 2012

Boa Vida e Boa Mesa no nosso Algarve

Subir por entre verdes luminosos até Monchique, para ir provar os enchidos tradicionais, a ‘melosa’ e ainda outros acepipes. 

Boa Vida e Boa Mesa Feira dos enchidos tradicionais a 3 e 4 de março de 2012

Chamam-lhe a Feira dos Enchidos Tradicionais de Monchique e é uma tentação incontornável neste inverno que mais parece primavera, pelos sabores que oferece e porque a sua produção artesanal os torna únicos.

O heliporto da vila transforma-se em terraço de feira com mais de 50 expositores a 3 e 4 de março e entre os enchidos que só aqui se podem provar, está a morcela de arroz com uma receita única.

Haverá certamente medronho, de cujos frutos a serra é pródiga, mas há também por aqui a ‘melosa’ uma espécie de licor com medronho e mel que também não pode ser encontrada por estas bandas.

A par da feira, há um festival de gastronomia a que aderem os restaurantes da terra, onde são obrigatórios os pratos da gastronomia regional, e vale a pena espreitar as ementas até encontrar as lulas cheias à Monchique e os pratos de caça.


Participam os restaurantes Fonte dos Chorões”, “ Charrette”, “Palmeirinha dos Chorões”, “Jardim das Oliveiras”, “Luar da Fóia”, “Paraíso da Montanha” e “O Parque” que incluirão nas ementas as receitas mais carismáticas da gastronomia serrana.

Espreitar as panorâmicas de Monchique

Estando muito perto do lugar mais alto do Algarve, acessível por boas estradas, vale a pena fazer o roteiro dos miradouros para espreitar todos os cambiantes de verde da serra.

Logo ao lado do recinto da feira, no centro da vila, há um miradouro que se debruça pelo casario e de onde se vislumbra o antigo convento e o jardim que envolve as piscinas.

Caso se opte por guiar até à aldeia de Alferce, há cinco paragens com vistas panorâmicas, nas as Barreiras Brancas, Monte Velho, o Barranco do Demo, Altura da Choça ou Altura da Benafátima.

Carvalhos, e medronheiros, castanheiros e por vezes árvores monumentais como os plátanos e oliveiras, marcam a paisagem. Esta é uma boa altura para surpreender as águias de Bonelli, espécie protegida que gosta de planar por estes sítios.

O Miradouro das Caldas fica na meia serra, perto da entrada da estância termal das Caldas de Monchique, no sítio do Barranco do Banho e numa zona de interesse arqueológico.

Daqui a vista abrange as Caldas de Monchique, com os seus jardins cuidados que se confundem harmoniosamente com a Natureza e ainda se observa uma boa parte do caminho histórico do Barranco do Banho.

O maior desafio, o mais alto de todos é na Fóia, aquele de onde se vislumbra, em dia claro, o horizonte azul do Atlântico. Mas do cerro da Picota, um pouco antes, avistam-se rudes escarpas, imponentes, descendo por aí fora, até que surge aninhada nas faldas da serra a vila de Monchique à boa maneira de um postal ilustrado, mas ao vivo e cores.

Sem comentários:

Enviar um comentário