domingo, 11 de março de 2012

A algarvia Filipa Sousa vence Festival da Canção

A concorrente algarvia, de Albufeira, Filipa Sousa, interpretando a canção "Vida Minha", venceu ontem à noite (10 de março) o Festival RTP da Canção com 24 pontos (197 pontos atribuídos pelo juri nacional, na votação intermédia), deixando no segundo lugar a canção "Será que será" com 16 pontos (151 pontos do juri nacional) interpretada pelos "Cúmplices" e na terceira posição a canção "Amor a preto e branco" com 16 pontos. O festival, este ano dedicado ao Fado, Património Imaterial da Humanidade, foi apresentado por Sílvia Alberto, Pedro Granger e Joana Teles. 



A cantora / fadista de Albufeira, está assim legitimada para representar Portugal no 52º Festival Eurovisão da Canção 2012, que se irá realizar em Baku, no Azerbeijão, no próximo dia 24 de maio. 

Recordamos que Filipa Sousa completou no passado dia 2 de março 27 anos, interpretou um tema da dupla de compositores Andrej Babic (música) e Carlos Coelho (letra) e embora sempre tem estado mais ligado ao fado, designadamente integrada no grupo Al-Mouraria, conseguiu levar a sua voz e conquistar com grande mérito este festival. 

Filipa Sousa iniciou os estudos musicais aos 6 anos, e diz já ter nascido a cantar. Conquistou diversos prémios em concursos de fado e festivais regionais. Do seu currículo consta que aos 16 anos experimentou o fado por brincadeira e nunca mais parou de o cantar, tendo vencido vários concursos de fado amador, designadamente em Albufeira, Portimão, Lagoa, Lagos, Olhão e Loulé. Integra desde 2003 o grupo Al-Mouraria, dirigido pelo músico Valentim Filipe, tendo atuado em vários pontos do país e no estrangeiro, designadamente em Espanha, Marrocos e Canadá. Com este agrupamento musical gravou recentemente um DVD ao vivo na Praça dos Pescadores em Albufeira. 

Em 2007, Filipa Sousa tornou-se mais conhecida do grande público, com a participação no programa musical da RTP «Operação Triunfo». 

Em Fevereiro de 2008 foi homenageada pela Câmara Municipal de Albufeira - cantou temas ao piano e à guitarra, no Auditório Municipal que se encheu de público. 

Agora, Filipa vence o Festival RTP da Canção e vai representar Portugal no 52º Festival Eurovisão da Canção, com "Vida Minha" na voz e o Algarve no coração. 

Fonte: Região Sul

Sem comentários:

Enviar um comentário