terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Corrida ao ouro na serra algarvia

"A serra de Monchique, no Algarve, pode ‘esconder’ minerais preciosos, nomeadamente ouro e prata, admitem cientistas da Universidade do Algarve, que desenvolveram um projecto de investigação na zona. O potencial ‘tesouro’ está também a atrair a atenção de uma empresa privada, que vai avançar com trabalhos de prospecções. 

Estudos apontam para a existência de ouro no
maciço da serra de Monchique
 

De acordo com Tomasz Boski, professor do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve e coordenador do projecto Valemon (Valorização Económica e Ambiental do Maciço de Monchique), existem "alguns indícios interessantes, por analogia com outros maciços no Mundo, de que o de Monchique pode ser portador de minerais de valor económico, incluindo ouro".

Este especialista refere que, por exemplo, na China "existe um maciço muito semelhante ao de Monchique, de onde é extraído ouro", pelo que "não ficaria nada surpreendido" se a serra algarvia apresentasse o mesmo potencial.

No âmbito do projecto Valemon, os geólogos procederam à recolha de 130 amostras de rochas daquela serra algarvia, que depois enviaram para laboratórios no Canadá e Brasil, para análise de 32 elementos químicos. "Falta ainda efectuar a interpretação dos resultados", afirma Tomasz Boski. Só então poderá ser determinado que metais preciosos guarda o maciço de Monchique.

O potencial ‘tesouro’ mineiro de Monchique não passa despercebido às empresas do sector. No final do ano passado, o Governo assinou um contrato de concessão com a Maepa - Empreendimentos Mineiros e Participações – para a prospecção de ouro, prata, cobre, chumbo e zinco.

A empresa de-senvolverá os trabalhos de pesquisas em zonas serranas de três concelhos do Barlavento: Monchique, Aljezur e Portimão. A área abrangida atinge cerca de 270 quilómetros quadrados.

PARTÍCULAS DE OURO ENCONTRADAS NO RIO GUADIANA

Monchique pode não ser a única serra algarvia a esconder reservas de ouro. A do Caldeirão, próximo do rio Guadiana, também poderá dispor de reservas de minerais valiosos. Há cerca de cinco anos, especialistas da Universidade do Algarve que estudavam os sedimentos no estuário do rio, na zona de Castro Marim, descobriram partículas microscópicas de ouro. O professor Tomasz Boski diz que falta, no entanto, provar que há jazidas com potencial para serem exploradas". - http://www.cmjornal.xl.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário