segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Algarve: Carnaval para todos os gostos

Para “troikar” a crise pelo carnaval, há desfiles em Loulé, Paderne (Albufeira) ou Moncarapacho (Olhão) mas o Entrudo sai à rua ou vai ao baile em muito outras cidades do Algarve, de barlavento a sotavento. Veja aqui o roteiro das festas. 

O corso mais mediático, "Troika, a Crise pelo Carnaval de Loulé”, é Av. José da Costa Mealha a 18 e 19 de fevereiro a partir das 15h00, com bilhetes de 2 euros.

Em Paderne (Albufeira), o carnaval é Um Negócio da China”, das 14h00 às 18h00, do dia 19, num desfile com participação gratuita.

Por sua vez, o centenário Carnaval de Moncarapacho volta a sair à rua nos dias 19 e 21 de fevereiro, a partir das 14h30, também sem bilhetes.


Roteiro do Carnaval do Algarve

Mas não se esgotam por aqui os festejos carnavalescos do Algarve, num roteiro que passa por Alte, Quarteira, Faro, Olhão e São Brás de Alportel no Algarve central, por Tavira e Vila Real de Santo António e Monte Gordo a Sotavento e ainda por Lagoa, Lagos e Portimão, a barlavento.

Loulé: Entre a tradição da serra e o enterro do Entrudo em Quarteira

Em 2012, o corso carnavalesco de Alte acontece nos dias 19 (domingo) e 21 de fevereiro (terça-feira), entre as 15h00 e as 18h00 horas. A festa prolonga-se pela noite fora, com bailes de Carnaval no salão da Casa do Povo de Alte, a partir das 21h30.

Os 10 Carros alegóricos e máscaras dos foliões é exclusivamente feita pelos 5 grupos participantes, dando a este carnaval um cunho de autenticidade.


Já em Quarteira, é na Avenida Infante Sagres que durante quatro dias se faz a festa. Logo no dia 17, entre as 10h00 e as 12h00 e as 14h00 e as 17h00 tem lugar o desfile de crianças.

O corso acontece nos dias 18 e 19 de fevereiro, a partir das 15h00, com o desfile de 14 carros alegóricos, com temas serão escolhidos pelos próprios grupos e podem ir desde a sátira política, até alusões diretas às próprias agremiações envolvidas no corso.

Um dos momentos singulares é o Enterro do Entrudo, na Quarta-Feira de Cinzas, dia 22, pelas 15h00. O desfile tem início na Rua da Alegria e termina na Praça do Mar.

É Carnaval, Mó! para Olhão

O centenário Carnaval de Moncarapacho volta a sair à rua nos dias 19 e 21 de Fevereiro, a partir das 14h30, um dos carnavais mais típicos da região.

Entre as 14h30 e as 18h00, mais de uma dezena de carros alegóricos (de tema livre, confecionados pelos habitantes e associações) e grupos a pé desfilam pelas ruas da vila. A entrada é gratuita.


Na sexta-feira, 17 de fevereiro, à noite É Carnaval Mó!,na Sociedade Recreativa Olhanense, com baile de máscaras, dança brasileira com Ginga Show e música para dançar com os Ivete Mangalho & Rolinhas a animar o carnaval de Olhão.

Ainda em Olhão, há ‘Festa de Carnaval - a favor de uma causa’, agendada para o dia 20 de Fevereiro, entre as 22H00 e as 02H00, no “AMP - Planet”. Os fundos angariados através da iniciativa promovida pela Associação Oncológica do Algarve, reverterão a favor da “Casa Flor das Dunas”.

Faro: Carnaval a pedalar, a desfilar e a dançar

Com cheiro a carnaval a festa dos 22 anos da Associação Recreativa e Cultural de Músicos de Faro (ARCM) tem lugar na sede da associação, junto à Estação da CP, a 18 de fevereiro a partir das 21h30, com a banda La Plante Mutante e o grupo de baile Ivete Mangalho & Rolinhas. Os bilhetes estão à venda na sede da ARCM e no bar Ditadura em Faro.

No próximo dia 19 de Fevereiro, pelas 16 horas, na Doca – Jardim Manuel Bívar em Faro, está marcado encontro para que adeptos do uso da bicicleta passem uma tarde de Carnaval original intitulada “Carnaval a Pedalar” em que os ciclistas vão “passear” mascarados pelas ruas da cidade.

Mas os festejos têm início com o desfile de carnaval das crianças, 17 de fevereiro às 10h00 o Jardim Manuel Bivar até à Praça da Pontinha onde haverá animação, até às 12 horas. O Montenegro também realiza desfile de crianças entre as 10h30 e as 12h30.

O desfile oficial decorre na baixa de Faro, no dia 18 pelas 11h00 no Jardim Manuel Bívar.

Os festejos continuam depois pelas 15h00 em Santa Bárbara de Nexe neste mesmo dia para no dia 19 de fevereiro (domingo) culminarem na Bordeira onde o desfile terá início também às 15 horas.

São Brás de Alportel revive tradições de Entrudo

Domingo, dia 19, o desfile popular de foliões e carros alegóricos regressa a São Brás de Alportel, numa festa de entrada livre, onde todos podem participar.


Também não faltam os tradicionais bailaricos e concursos de máscaras e ainda a marcha de carnaval na manhã de domingo.

Albufeira promete festa solidária

Com o epicentro da animação a convergir para Paderne no desfile sob o tema “Um Negócio da China”, das 14h00 às 18h00, do dia 19, com participação gratuita os tradicionais bailes de Carnaval espalham-se um pouco por todo o concelho.

O Clube de Ferreiras vai realizar um concurso de máscaras na sua sede, pelas 20h00 de dia 18 de fevereiro, com a atuação dos grupos de danças de salão e orientais

Já os Bombeiros Voluntários de Albufeira realizam festas a 18 e 20 de fevereiro a partir das 21h00.

Por fim, baile solidário com a acordeonista Anabela Silva na sede do Núcleo dos Motoristas Terras do Algarve (Nuclegarve) nasFontainhas, a partir das 20h00, com bilhetes a 3 euros, uma contribuição a construção da Aldeia da Solidariedade.

Lagoa veste as cores do arco-íris

Na Adega Cooperativa ÚNICA, em Lagoa, a festa de carnaval começa às 19h30 de sábado, 18 de fevereiro com a banda The Upper Crusties e o convidado especial Leapy Lee e a atuação de presença de um DJ. Os fatos deverão apresentar as cores do Arco-Íris e há concurso de máscaras com prémio para o disfarce mais original. A entrada custa 12,50 euros e inclui comida.

Portimão vai ver o desfile à Mexilhoeira

A rua principal da Mexilhoeira Grande, é o local certo para assistir aos desfile de carros alegóricos que a partir das 15h00 dos dias 19 e 21 de fevereiro saem do Polidesportivo, passando pela EN 125, rua principal da Figueira, até à Sede da Sociedade Recreativa Figueirense (chegada) onde se faz a festa.

Domingos Caetano & Amigos tocam em Tavira

Já no Sotavento, a Casa do Povo de Santo Estevão (Tavira) apresenta a 18 de fevereiro, a partir das 22h, o carismático vocalista dos Íris, Domingos Caetano & Amigos, para um concerto/baile.

Na Praça da República e Jardim do Coreto, decorre o desfile de Carnaval Infantil de Tavira a 17 de fevereiro, a partir das 10h00.

A animação está assegurada a 18, 20 e 25 de fevereiro, 22h00 no Parque de Feiras e Exposições da cidade, estando previstas outras festas no Clube Recreativo Tavirense (18 e 21 de fevereiro, 21h00).

Na Casa do Povo da Conceição de Tavira (dia 20, 22h00) e no Salão multiusos da Junta de Freguesia de Santa Luzia (21 de fevereiro, 20h00) há baile, concurso de máscaras e animação por artistas locais e também o enterro do Entrudo dia 22 às 18h00 na sede da associação Renascer do Campo.

Vila Real de Santo António e Monte Gordo bailam ao som de DJ’s

Vila Real de Santo António oferece aos mais pequenos um desfile seguido de baile no Centro Cultural António Aleixo, das 10h30 às 12h00, com coreografias, palhaços e música do dia 17 de fevereiro. O mesmo programa repete-se em Monte Gordo e Cacela com a festa a centrar-se, após o desfile no pavilhão da escola local.

Estão programados bailes para o recinto do Centro Cultural António Aleixo, em VRSA, nos dias 18, 19 entre as 22 e as 4h00, e no dia 20, entre as 22 e as 2h00. A festa será acompanhada, durante toda a noite, por bandas locais algarvias e por DJ’s.

Em Monte Gordo, os bailes têm lugar nos dias 18 e 20 de fevereiro (sábado e segunda-feira), entre as 22 e as 4h00, na tenda instalada na Zona Poente da marginal.

A estas festas populares acrescem as inúmeras ofertas das dicotecas, designdamente em Albufeira, Vilamoura, Praia da Rocha e, na prática, em todas as cidades algarvias.É só seguir o rasto da música!

Sem comentários:

Enviar um comentário