terça-feira, 31 de maio de 2011

O Dia em que os mais pequenos são as 'estrelas'

"As crianças são muitas vezes chamadas de ‘o melhor do mundo’ e têm um dia só para elas, onde se espera que reine a festa e a alegria. No Algarve há vários programas especiais para o Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho.



O Avô Cantigas é o convidado da festa em Castro Marim. O espetáculo é às 10h00, no Pavilhão Municipal e conta com a presença de mais de 500 crianças do pré-escolar e 1º ciclo do concelho.
O encontro inclui também a distribuição de um lanche aos meninos, com o objetivo de criar um momento de partilha e de amizade entre todos os participantes, alunos e professores.

Em Tavira, o Dia da Criança vai reunir petizes de várias nacionalidades residentes no concelho, numa iniciativa do Gabinete de Projectos da Fundação Irene Rolo, da ATAI, Associação Tavirense de Apoio ao Imigrante, da Unidade Criativa – estúdio de pesquisa e criação artística e da corpodehoje - associação cultural.
O programa inclui a audição de uma história (adaptação a partir do livro de Luís Sepúlveda “a história da gaivota e do gato que a ensinou a voar”) e várias atividades no campo das artes visuais e de movimento. O resultado do trabalho será exposto ao público.
O certame acontece no Jardim do Coreto, das 10h00 às 12h00 e das 17h30 às 19h30, é dirigido a crianças entre os 7 e os 14 anos e foi concebido para o Tavira Ilimitada – movimento contra o racismo e a xenofobia.

Em Faro, o Jardim da Alameda e a Biblioteca de António Ramos Rosa recebem a pequenada para o workshop "Let's Dance all together", Games e Art Context, entre as 12h00 e as 19h00.

Em Olhão, o Dia da Criança prolonga-se por uma semana, que teve início a 30 de maio e termina a 3 de junho.
Em pleno Jardim do Pescador Olhanense está montada a Semana da Criança e do Ambiente, destinada a todas as crianças do pré-escolar e 1º ciclo de instituições de ensino públicas e privadas do concelho, com ateliês, palestras, exposições, insufláveis e jogos.

Em Portimão há a apresentação do conto infantil “Os barrigas e os Magriços”, da autoria de Álvaro Cunhal, para ouvir no TEMPO – Teatro de Portimão, dia 1 de junho, às 10h00.
Este conto infantil, inédito, foi ilustrado numa primeira edição pelos alunos do pré-escolar dos Agrupamentos de escolas da rede pública de ensino de Portimão, com desenhos que pretenderam contribuir para o imaginário infantil e para a compreensão da História de Portugal, ganhando um renovado interesse literário.
O êxito da primeira edição, a nível nacional, justifica que a Junta de Freguesia de Portimão pretenda investir numa segunda edição deste conto, desta vez ilustrado por novos protagonistas – alunos do pré-escolar dos agrupamentos de escolas Júdice Fialho, Eng.º Nuno Mergulhão e Prof. José Buísel.
Ainda em Portimão, há propostas para ateliês de teatro e pintura na Casa Manuel Teixeira Gomes, das 10h00 às 12h30 e entre as 15h00 e as 18h00, enquanto no Sítio dos Fresquinhos do Mercado Municipal situado na Av. S. João de Deus as crianças poderão participar numa sessão de pintura em aguarela, que decorrerá das 09h00 às 13h00 e entre as 17h00 e as 20h00.
Entre o Largo da Mó e a Alameda da Praça da República, na zona central do comércio tradicional de Portimão, haverá das 17h00 às 22h00 ateliês diversos, insufláveis, comboio lagarta, malabaristas, pinturas faciais, palhaços, mágicos, dança e muitas surpresas.
A participação em todas estas iniciativas é gratuita.

Em Vila do Bispo o Dia Mundial da Criança comemora-se a par do encontro final “Escola Ativa”, de 1 e 3 de junho, no Campo Municipal 1º de Maio.
Para o dia 1 de junho estão agendadas as atividades dirigidas às crianças dos Jardins-de-infância e do 1º Ciclo do ensino básico do concelho que englobam jogos tradicionais e insufláveis.
No dia 3 é a vez dos alunos da Escola E.B.2,3 de S. Vicente participarem no projeto “Game Day”, ação baseada em videojogos, onde os jovens terão a oportunidade de jogar os mais conhecidos videojogos de futebol, corridas, aventura, lutas e conhecimento nas consolas Xbox 360 e PS3, e ainda de praticarem desporto, fazerem Yoga, jogarem ténis ou conduzirem um carro nas consolas Nintendo Wii." - Observatório do Algarve

Época de balnear oficial abre a 1 de junho com ações de prevenção em 170 praias

"Amanhã, dia 1 de Junho, abre oficialmente a época balnear nas praias portuguesas e em simultâneo arrancam as ações de sensibilização para as regras de segurança do projeto ‘Verão de Campeão’ que arranca na praia fluvial de Mértola.


A Marinha, através do Instituto Socorros à Náufragos (ISN), juntamente com a Fundação Vodafone Portugal promover ao longo do verão ações de sensibilização nas vertentes de ambiente e segurança que, este ano, irão abranger em 170 praias de Norte a Sul do País.

Esta é a quinta edição do programa e atendendo à crescente afluência às praias fluviais, este ano, foi escolhida a Praia Fluvial da Tapada Grande, em Mértola, para o arranque do “Verão de Campeão”, anuncia a Marinha em comunicado.

Coincidente com o Dia da Criança, mais de 320 miúdos participarão na ação, que prevê animação, com jogos pedagógicos sobre os riscos provocados por atitudes descuidadas e que permitem transmitir informações sobre o melhor modo de estar nas praias de forma simples e divertida, considera a Marinha.

O programa para o dia 1 de Junho, começa pela 10h00 com Atividades de Educação Ambiental e Segurança para as crianças, seguindo-se a Cerimónia do hastear.

Haverá também demonstrações de simulacros de salvamentos e o hastear da Bandeira Azul e Acessibilidades naquela praia da vila alentejana no Rio Guadiana". - Observatório do Algarve

Turismo algarvio quer reforço policial todo o ano


"Reforço policial todo o ano e colocação de câmaras de videovigilância nas zonas comerciais, bares e calçadões das cidades são soluções para prevenir a criminalidade defendidas, esta terça-feira, pelo presidente da região de Turismo do Algarve.

"Não podemos ter um polícia atrás de cada turista, mas pode haver um reforço policial ao longo de todo o ano e não apenas no Verão", defendeu António Pina, em declarações à agência Lusa.

Accionar os mecanismos de câmaras de videovigilância nas cidades mais frequentadas do Algarve, nomeadamente nas zonas de bares nocturnos, comércio tradicional e calçadões é outra das soluções defendidas pelo presidente do Turismo do Algarve para combater a insegurança na região algarvia.

"Esse mecanismo [videovigilância] é civilizado e tem bons resultados, nomeadamente em países como a Holanda e Bruxelas", justifica, referindo que a privacidade das pessoas é para ser preservada em casa e que o que está em causa nas ruas é a "segurança" e não a invasão da privacidade.

A morte de um turista de 50 anos dez dias depois de ter sido atacado na rua por um gangue a 15 de Maio, em Albufeira, tem suscitado reacções de vários organismos locais e regionais.

Apesar disso, a embaixada do Reino Unido em Lisboa está preocupada com as agressões a turistas no Algarve mas, para já, não considera necessário reforçar os alertas de segurança naquela região." - Jornal de Noticias 

Algarvios ilustres - Manuel Teixeira Gomes

Cronista, dramaturgo, crítico de arte, ficcionista e político português, nasceu a 27 de maio de 1860, em Portimão, e morreu a 18 de outubro de 1941, em Bougie, na Argélia. Depois de ter frequentado o Seminário de Coimbra, onde foi companheiro de José Relvas, matriculou-se na Faculdade de Medicina, não chegando, porém, a concluir o curso.


Depois de uma vivência de boémia, entre Coimbra, Lisboa e Porto, durante a qual conviveu com algumas das figuras mais conhecidas da literatura do último quartel de Novecentos, como Sampaio Bruno, Teófilo Braga, Fialho de Almeida, António Patrício, Malheiro Dias e António Nobre, adquirindo uma cultura artística e literária rica e diversificada, regressou a Portimão para se dedicar ao comércio de exportação de frutos secos na empresa que o pai detinha, sendo, então, obrigado a efetuar múltiplas viagens ao estrangeiro, sobretudo pelo Norte de França, Países Baixos e Mediterrâneo. 

A partir de 1895, estabeleceu novos contactos literários e ficou a conhecer, entre outros, Marcelino Mesquita e Gomes Leal. Entretanto, entusiasmado pelos seus amigos, publicou a sua primeira obra O Inventário de junho, em 1899. Obrigado a permancer em Portimão durante mais tempo, devido à avançada idade do pai, dedicou-se, por esta altura, à escrita, tendo publicado Cartas sem Moral Nenhuma e Agosto Azul, ambos os escritos em 1904, Sabrina Freire, em 1905, Desenhos e Anedotas de João de Deus, em 1907, e Gente Singular, em 1909. 

Com a eclosão da revolução republicana, aceitou o cargo de ministro em Londres, encetando um papel interveniente na vida política externa portuguesa - temporariamente suspenso durante a ditadura de Sidónio Pais -, tendo sido responsável pela intervenção de Portugal na Primeira Guerra Mundial, e representou Portugal na Conferência de Versalhes e na Sociedade das Nações. 
Num período particularmente conturbado da vida política e social portuguesa, foi eleito, em 1923, presidente da República, resignando em 1925. Com a instauração da ditadura militar de 1926, encetou um novo período de peregrinação pelo estrangeiro, assumido agora como exílio voluntário. 


Retomou então a escrita, revendo e reeditando as suas primeiras obras e dando à estampa um novo ciclo de volumes de narrativa, memórias e impressões de viagem. Um dos pontos de abordagem da sua obra utilizados com mais recorrência é o de repertoriar continuidades e diferenças entre as obras do início do século com aquelas publicadas depois de quinze anos de silêncio. Como fio condutor entre ambos os momentos encontra-se o recurso frequente a processos evocativos, já que no hiato entre a narração e o acontecimento evocado, joga-se o estranhamento necessário a um desvendar progressivo da ação ou situações insólitas, estratégia que confere à sua escrita características próximas do fantástico. Novelística que se compraz na subversão de lugares-comuns, que se assume como desafio ao sublime e ao romanesco, integrando, por consequência, o grotesco e a ironia como estratégias que permitem o distanciamento e repelir qualquer sentimentalismo, e a expressão inédita de um erotismo plenamente assumido, enquanto adesão incondicional e deslumbrada "à arte e à mulher" (cf. RODRIGUES, Urbano Tavares - Prefácio a Novelas Eróticas, 3.ª edição, Venda Nova, Bertrand, s/d, p. 8). Ao mesmo tempo radicalmente anti-romântica, pela forma como os impulsos idealistas das personagens são continuamente aviltados pelo confronto com a materialidade ou com o ridículo, e anti-naturalista e anticientifista, pela forma caricatural como questiona uma realidade cuja compreensão escapa ao racionalismo, a prosa de Manuel Teixeira Gomes recupera um esteticismo classicista, patente em descrições onde a frase longa, bem cadenciada, sem recusar, para maior propriedade da expressão, o uso de arcaísmos e neologismos, adquire, na evocação imaginária e sensual de lugares, mulheres, amigos que conhecera, uma beleza raras vezes atingida na literatura portuguesa.

Morreu em outubro de 1941, num quarto de hotel da Argélia, país onde viveu os seus últimos dez anos. No entanto, nove anos mais tarde, os seus restos mortais seriam trasladados para Portimão, a pedido da família.

Bibliografia: Inventário de Junho, Lisboa, 1899; Cartas sem Moral Nenhuma, Lisboa, 1903; Agosto Azul, Lisboa, 1904; Sabina Freire, Lisboa, 1905; Anedotas de João de Deus, isboa, 1907; Gente Singular, Lisboa, 1909; Cartas a Columbano, Lisboa, 1932; Novelas Eróticas, Lisboa, 1934; Regressos, Lisboa, 1935;Miscelânea, Lisboa, 1937; Maria Adelaide, Lisboa, 1938; Carnaval Literário (2.ª parte de Miscelânea), Lisboa, 1939; Londres Maravilhosa, Lisboa, 1942; Correspondência I e II, Lisboa, 1960

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Alunos de engenharia da UALG destacam-se em prova nacional


"Equipa ficou apurada para novo desafio a nível europeu que se vai realizar na Turquia.
A equipa de alunos do curso de Engenharia Elétrica e Eletrónica da Universidade do Algarve que participou na Competição Nacional de Engenharia (pt_BEC) destacou-se dos demais concorrentes e qualificou-se para participar na competição europeia.
O concurso decorreu no Porto, entre 21 e 23 de maio, e contou com a participação de alunos das melhores universidades nacionais. A equipa algarvia venceu na categoria Team Design.
A equipa chama-se “Bazinga” e é constituída por Ana Margarida Santos, Mário Saleiro, Gonçalo Pereira e João Lezinho que vão na segunda vitória. Recorde-se que antes de chegarem à etapa nacional a equipa teve de se qualificar na prova local.
De acordo com as informações divulgadas, a prova consistiu na construção de um protótipo capaz de resolver um determinado problema técnico num curto espaço de tempo e com recursos limitados.
Agora que se qualificaram a nível nacional, os estudantes da Universidade do Algarve vão preparar-se para representar Portugal na Competição Europeia de Engenharia (EBEC – European BEST Engineering Competition) que se vai realizar na Turquia entre 1 e 11 de agosto.
Importa recordar que o BEST (Board of European Students of Technology) é a maior ONG de estudantes de tecnologia a nível Europeu. Encontra-se sediado em 89 das melhores Universidades Europeias de Engenharia, possuindo mais de 3000 membros ativos e alcançando mais de 1.000.000 de estudantes através dos mais variados eventos." - Jornal do Algarve

Daúto Faquirá renova com Olhanense mais uma época e Carlos Azenha demite-se do Portimonense

"Daúto Faquirá renovou o seu contrato, após nova ronda de negociações com Isidoro Sousa, presidente do clube de Olhão. Carlos Azenha demite-se "por razões pessoais"do Portimonense.


Treinador e a sua equipa técnica - Nuno Presume, Gil Henriques e Diamantino Figueiredo - deverão oficializar até 1 de Junho, quarta feira, o acordo já selado verbalmente com o presidente Isidoro Sousa.

O processo de renovação prolongou-se, porém a permanência do técnico foi defendida pelo presidente do clube, depois do principal objetivo – a manutenção da Liga Zon Sagres – ter sido garantido e de a equipa ter feito uma época em que vários recordes foram superados.
Recorde-se que Isidoro Sousa reconhecera, a semana passada, existirem pontos de discórdia entre o técnico e a direção: "Tivemos reuniões nos últimos dois dias mas continuamos sem chegar a acordo em algumas matérias que devem ser resolvidas entre as duas partes.

Voltaremos a reunir na próxima semana para tentar acertar ideias", disse Isidoro Sousa em declarações à Lusa.

O presidente do Olhanense frisou que existiam "questões internas a equacionar, relativamente a mudanças" que a direção do Olhanense quer implementar e que estarão "a dificultar o acordo".

Embora os processos de renovação de alguns jogadores em final de contrato tenham de esperar pela resolução deste caso, Isidoro Sousa assegura que a "planificação da nova época desportiva não sai prejudicada".


Carlos Azenha demite-se do Portimonense

O treinador do Portimonense anunciou a sua demissão em carta aberta onde alega “razões pessoais” e afirma que se fechou um ciclo no clube. Daúto Faquira renova por mais um ano com o Olhanense.

Em carta aberta publicada no site do clube Carlos Azenha justifica a rescisão com o Portimonense com “razões” pessoas, manifestando ainda a “convicção” de se ter fechado um ciclo na vida do clube com a descida para a Liga de Honra após uma época no escalão superior do futebol nacional.

O Portimonense está a ser gerido por um comissão, depois de a direção se ter demitido, e Carlos Azenha, na sua carta aberta, sinaliza a situação, alegando que se vai embora “não por razões de calculismo pessoal, numa altura em que as notícias apontam para uma eventual desintegração do futebol profissional do Portimonense”.

Em sua opinião, “o clube vai encontrar uma solução diretiva credível e acredito que vai regressar à Liga Zon Sagres muito rapidamente”.

Em breve análise sobre o trabalho da equipa sob o seu comando Carlos Azenha reconhece não ter sido atingido o objetivo de permanecer naquele escalão o que teria sido alcançável “se o campeonato tivesse durado mais três ou quatro semanas”.

Isto porque “o trabalho realizado permitiu que, pessoalmente, reabilitasse a minha imagem e da equipa, tornando o Portimonense, na segunda volta do campeonato, numa equipa do meio da tabela, numa classificação virtual apenas respeitante à segunda metade da época”.
Estes resultados refletem, para o técnico, “a qualidade dos jogadores do Portimonense e que a minha decisão de aceitar um desafio tão difícil estava certa”.

Azenha elogia ainda o ex-presidente do Portimonense Fernando Rocha, pela “coragem” de apostar num treinador que tinha uma imagem negativa, criada intencionalmente por alguma imprensa. Sei que o fez, contra tudo e contra todos, o que reforça a sua decisão e a sua perseverança”.

Azenha estende os seus agradecimentos à restante equipa diretiva do clube e também à claque, aos adeptos e jogadores.

“Os restantes adeptos que me ofereceram, a mim e aos jogadores, uma das mais espetaculares imagens de que alguma vez terei memória: um estádio quase inteiro a aplaudir a equipa e os seus treinadores, no final de um jogo onde o Portimonense acabaria por descer de divisão, embora vencendo-o. É algo que deixa uma marca profunda e que jamais esquecerei", conclui Carlos Azenha." - Observatório do Algarve

Banco Alimentar do Algarve supera recolha em 22 toneladas

"O Banco Alimentar Contra a Fome (BACF) do Algarve recolheu durante a campanha do fim de semana 142 toneladas de alimentos, mais 22 toneladas em relação à campanha do ano passado.


Mais de 2 mil voluntários, distribuídos por 142 superfícies comerciais colaboraram na recolha de 142 toneladas de alimentos, o que comparativamente com o mesmo mês de 2010 representa um aumento de 22 toneladas de alimentos angariados, anuncia o BACF do Algarve em comunicado.

A instituição alerta todavia que, apesar do aumento do número de alimentos recolhidos “são os mesmos ainda insuficientes perante o aumento do número de pedidos de ajudar alimentar”.

O BACF do Algarve presta atualmente assistência a 75 instituições locais de solidariedade social que, por sua vez, distribuem os alimentos a cerca de 16.000 pessoas carenciadas apenas na região Algarvia.

Para além das campanhas de recolha de alimentos, o Banco Alimentar recebe durante o ano produtos alimentares provenientes de diferentes cadeias de distribuição.

Solidariedade online
A campanha de recolha em superfícies comerciais decorreu durante o ultimo fim de semana, mas para aqueles que ainda querem fazê-lo, sem sair da cadeira, podem aceder ao sitehttp://www.alimentestaideia.net/ e colaborar com a doação de alimentos até 5 de junho." - Observatório do Algarve

Polo aquático: Portinado revalidou título nacional


"O Portinado revalidou este domingo o título nacional de pólo aquático masculino, ao vencer o Salgueiros por 5-4, no quarto jogo do «playoff», finalizando com um 3-1 na eliminatória decisiva. 

Equipa de Portimão celebrou segundo título do seu historial

A partida foi muito equilibrada, com os jogadores das duas formações a mostrarem muitos nervos, principalmente com o 
aproximar do fim do jogo. 

No quarto parcial, o guarda-redes algarvio, Mykola Yanochko, foi determinante, ao defender três remates isolados e 
recargas, quando já toda a assistência gritava golo. O guardião da seleção nacional recebeu o prémio de jogador mais valioso do «playoff». 

O Portinado conquistou o segundo título consecutivo, os dois únicos da história do clube. A equipa de Portimão venceu os 
dois primeiros jogos, por 16-8 e 9-7 e, no sábado, perdeu por 7-10. 

O treinador/jogador da equipa bi-campeã nacional, Evghenii Trubetcoi – que assinou hoje três golos, juntando aos dois de 
Rui Moreira –, considera que a chave do sucesso foi “a paixão pela modalidade, o jogo de equipa e a vontade de ganhar”. 

“Ontem estivemos pouco tranquilos, mas hoje mostrámos a nossa garra, o nosso querer, e a equipa esteve a um excelente 
nível”, referiu, sobre um conjunto que foi este ano reforçado com os jogadores provenientes do extinto Louletano. 

O técnico considera que a vantagem só foi visível no final da época. “Não foi fácil juntar duas equipas e só agora é que 
estamos a jogar como um todo. Mas ainda podemos evoluir e temos muitos aspectos a melhorar.” 

Evghenii Trubetcoi dedicou a vitória “aos atletas e ao clube”. “O Portinado é um clube pequeno, que todos os anos faz um 
grande esforço pela equipa e para estar entre os grandes”, afirmou." - Região Sul

Gastronomia Algarvia - Queijo de Figo


Ingredientes:

  • 270 gr de miolo de amêndoa moída
  • 270 gr de figos secos
  • 1,5 dl de água
  • 250 gr de açucar
  • 1 colher (sopa) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de erva-doce
  • raspa de 1 limão
  • 30 gr de chocolate em pó
  • açucar para polvilhar


Confecção:
Torre, separadamente, o miolo de amêndoa e os figos no forno. No final, reserve uma porção de cada fruto para a decoração. À parte, leve um tacho ao lume com a água, o açúcar, a canela, a erva-doce, a raspa de limão e o chocolate em pó. Deixe ferver até atingir ponto de estrada (ao passar a colher de pau no fundo do tacho, deve formar-se como que uma estrada que deixa o fundo bem visível).
Pique o miolo de amêndoa torrado na picadora e junte-o à calda de açúcar. Deixe ferver durante 3 minutos. 
Pique o figo torrado com a ajuda de uma faca e junte ao preparado anterior, deixando ferver por mais 3 minutos. Retire do lume e verta sobre um tabuleiro, polvilhado com açúcar. Deixe arrefecer.
Depois de frio, molde o preparado em morgado e polvilhe com açúcar. Decore a gosto com os figos e as amêndoas torradas que reservou e sirva.



domingo, 29 de maio de 2011

Terras do nosso Algarve - Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António é uma cidade criada em 1774 por Sebastião José de Carvalho e Melo, conde de Oeiras e marquês de Pombal.



Cacela, aldeia medieval de pescadores (também conhecida por Santo António de Arenilha), a sul de Vila Real de Santo António, foi durante muito tempo sede do concelho. Tinha por objectivo defender a entrada do rio Guadiana e era ponto de partida do território português para Espanha. Em 1242 foi conquistada aos Mouros e em 1283 recebeu foral, tendo sido elevada a sede de concelho. Quando o marquês de Pombal decidiu criar Vila Real de Santo António, o principal objectivo era reforçar a presença portuguesa em frente à localidade espanhola de Ayamonte, do outro lado do rio Guadiana. Como esta cidade nova ficava mais próxima da fronteira com Espanha, passou a sede do concelho, em substituição de Cacela.
Outro dos objetivos para a nova cidade era torná-la o centro das reais pescarias do Algarve.
Um dos obstáculos ao desenvolvimento da cidade foi o seu povoamento, o qual só foi possível quase cem anos mais tarde, quando as indústrias de conserva de peixe e de rendas, a construção do caminho de ferro e o porto se desenvolveram.



A nível do património arquitectónico e monumental destacam-se: o edifício da Câmara Municipal; a igreja matriz, que foi construída no século XVIII por ordem de D. José I, sofrendo bastantes modificações desde a sua construção - a igreja atual foi construída já no século XX; o obelisco e a Praça do Marquês de Pombal; o rádio-farol, de onde se consegue um panorama sobre toda a cidade e arredores; e a Cacela Velha, a primitiva sede do concelho, onde são também de destacar a antiga fortaleza, o antigo cemitério, a cisterna, algumas casas particulares e a Igreja Matriz. Esta igreja apresenta uma planta longitudinal de três naves com capelas laterais do lado norte e capela-mor rectangular. A fachada principal, de pano único, com portal de arco semicircular, está ladeada de pilastras capitelizadas lavradas com grutescos a suportar a cornija arquitravada, coroada de fogaréus. Sobre o portal abre-se uma janela moderna de moldura retilínea. A fachada é rematada por uma empena. Na fachada lateral norte, sobressai o portal lateral ogival entre duas capelas; uma das capelas tem adossada a torre sineira de dois registos coroada por cupulim. As coberturas são em telhado de duas águas. No interior, colunas com bases e capitéis oitavados, decorados com bolas e cordas, marcam os cinco tramos e suportam os arcos de perfil quebrado que recebem a cobertura em tetos de alvenaria. A capela lateral, dedicada a N. Sra. dos Mártires, tem um arco em pleno centro, ladeado pelos bustos de S. Pedro e S. Paulo, sendo coberta por uma abóbada artesoada. A capela-mor, com uma abóbada de berço, tem um retábulo de madeira policromada moderno.


Na Quinta da Nora e Herdade de Marcela encontram-se vestígios de dólmenes cobertos rodeados de menires. Segundo a descrição do investigador Estácio da Veiga, o dólmen foi formado por escavação e dividido em três corpos distintos, contíguos e ligados por um eixo que passa pelo centro de todos na orientação nascente-poente.
Neste concelho realizam-se, entre outras, as festas de Nossa Senhora da Encarnação, no primeiro domingo de Setembro, as festas de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Monte Gordo, no segundo fim de semana de Setembro, e a Feira da Praia, dentro da primeira quinzena de outubro. O feriado municipal é a 13 de maio, dia da fundação da cidade.

A nível de artesanato destacam-se os trabalhos em cestaria, rendas de bilros, miniaturas de barcos e condessas.
Existe ainda no concelho o Centro Cultural António Aleixo, um espaço de animação cultural, onde se encontra a Galeria Manuel Cabanas, com um conjunto de xilogravuras da autoria deste artista.

Algumas das personalidades ilustres do concelho são o poeta popular António Aleixo (1899-1949) e o Marquês de Pombal, homem de Estado, responsável pela criação da cidade.

Redinha ou lavada, arte de pesca que já só é tradição

"A redinha ou lavada arte de pesca que pescadores puxavam à força de braços para a praia, regressa a Quarteira na Festa do Pescador e mostra-se na exposição “Pesca: Pelos mares do Tempo” em Olhão. Numa cidade há petiscos e música e noutra distinções aos homens do mar.


Confirme define a informação junto do modelo exposto no Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão em Faro a “Redinha ou lavada é a arte envolvente de arrastar pelo fundo, praticamente constituída só por asas, sem bolsa e que tem na parte superior o cabo das bóias e no inferior o dos chumbos”.

Não se acrescenta que a mesma era, depois de bem carregada de peixe, arrastada à força de braços, até à praia, pelos pescadores.

A Festa dos Petiscos do Pescador, em Quarteira, recria esta faina no sábado, dia 4, pelas 18h00, agora apresentada como “um quadro ímpar e típico desta antiga aldeia piscatória”.
Já não é aldeia, mas sim cidade, a Quarteira que repete ano após ano a lavada, para «medir» e exibir a quantidade e qualidade de pescado que ainda se encontra nas águas locais.
Afinal, e apesar de o turismo se ter praticamente assenhoreado da economia da antiga aldeia, esta preserva a sua “alma” piscatória que também transparece nos petiscos, que as famílias apresentam na festa.

A par dos sabores sempre apetecíveis do marisco e do peixe fresco, há animação que se estende de 3 a 5 de Junho tendo como palco a Praça do Mar, com espetáculos à tarde com o duo Nestor e Nuno e, à noite, Luis Guilherme canta no primeiro dia do certame, seguindo-se Ezequiel Tomás, estando a noite do dia 5 reservada para Chico Barata.
A Festa dos Petiscos do Pescador é uma organização da Associação de Pescadores e Armadores de Quarteira (Quarpesca), que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.


Olhão e a Pesca pelos mares do tempo

Ambas as festividades celebram o Dia do Pescador que se cumpre a 31 de Maio, terça-feira e é nesse dia que Olhão festeja com a cerimónia de entrega de distinções aos pescadores de Olhão, no Salão Nobre do Município.

Será depois inaugurada a exposição “Pesca: Pelos Mares do Tempo”, no museu da cidade.
A mostra pretende ser uma viagem no tempo para retratar a evolução da arte da pesca, desde os seus primórdios, onde o homem utilizava ainda instrumentos muito rudimentares até à actualidade.

Retrata, ainda, a indústria da pesca, nas suas mais diversas formas e a sua paulatina evolução ao longo dos séculos, acompanhando os avanços da tecnologia.
As técnicas utilizadas, os apetrechos que chegaram até hoje, serão os principais temas abordados na exposição. Partindo deles, abordar-se-á a pesca enquanto forma de subsistência, a sua evolução ao longo dos séculos, numa tentativa de responder à questão: Como era?


Pescadores participam na iniciativa Limpar o Mar

A iniciativa Limpar o Mar voltou a convidar os pescadores olhanenses a participar defesa do ambiente, trazendo para terra os detritos encontrados durante as suas deslocações de trabalho, no alto mar ou na Ria Formosa.

A intenção é consciencializar o setor das pescas para a preservação do mundo subaquático e promover alterações de comportamentos, também na comunidade escolar que depois irá catalogar os detritos recolhidos, entre os dias 23 e 27 de Maio, pelos profissionais da pesca.
Vencem as embarcações que, durante este período, mais resíduos entregarem à organização, no porto de pesca de Olhão.

O programa Limpar o Mar, junta o Município a Ecoteca e a Associação OlhãoPesca, num alerta sobre o ambiente marinho, já que os detritos lançados ao mar demoram centenas de anos a biodegradar.

São exemplos disso o vidro que se mantém por período indeterminado, as garrafas de plástico (450 anos), os pacotes de leite (100 anos), a madeira pintada (13 anos), os resíduos radioactivos (250 mil anos), as fraldas descartáveis (450 anos), pastilhas elásticas (5 anos), linhas de pesca (650 anos), latas de alumínio (200 anos) ou copos de plástico (50 anos)." Observatório do Algarve

Tavira adere aos Contratos Locais de Desenvolvimento Social


"O Município de Tavira, o Centro Distrital de Faro do Instituto da Segurança Social e a Fundação Irene Rolo celebraram, na última terça-feira, um Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), cuja área de incidência serão os bairros da Atalaia, Horta do Carmo e Jara, em Tavira.
O protocolo foi assinado numa cerimónia
que decorreu na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos
A estratégia definida no Plano Nacional de Acção para a Inclusão (PNAI, 2008-2010) é enquadrada por áreas de intervenção prioritária, entre as quais o combate à pobreza das crianças e dos idosos, através de medidas que assegurem os seus direitos básicos de cidadania e a correcção das desvantagens na educação e formação/qualificação.
Neste sentido surgem os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) que visam, de forma multisectorial e integrada, promover a inclusão social dos cidadãos, através de acções de combate à pobreza e à exclusão em territórios desfavorecidos.
O Instituto da Segurança Social, na qualidade de entidade gestora do programa, financia o CLDS em 450 mil euros (150 mil euros/ano)". - Jornal do Algarve

sábado, 28 de maio de 2011

Lendas Algarvias - Lenda da Praia da Rocha

Uma Sereia chegou um dia ao Algarve, não se sabe bem de onde. Instalou-se à beira-mar, descansando de uma jornada que deve ter sido longa e fatigante.

Um Pescador que por ali andava na sua faina viu-a, e admirado com aquela intrusão nos seus domínios, aproximou-se e disse:

- Não sei donde vieste, mas devo informar-te de que tudo isto que vês é meu. Foi o Mar que criou este sítio e eu sou filho do Mar!

Sorriu a Sereia de tal maneira que prendeu o Pescador, respondendo-lhe:

- Venho de longe, Pescador, de muito longe. Aportei aqui depois de muito procurar, e tanto sossego achei que quero ficar.

- Como te chamas? Quem és? - quis saber o filho do Mar.

- Não tenho nome, Pescador. Sou apenas o que sou, Sereia.

- Bem-vinda sejas então, Sereia, a este local que já é teu!

Foi então que, de longe, se fez ouvir uma voz agreste e rude:

- Não dês o que não é teu, Pescador! Esta terra é minha, foi a montanha que a criou! Eu sou o filho da Serra e tudo o que vês me pertence!

- Assim sendo, Serrano - sussurrou a sereia - talvez sejas tu o fim da minha jornada.

- Deixa-o falar, Sereia! Que pode ele e a sua Serra contra o poder de meu pai, contra as ondas sem dono!...

- Ah, ah, ah! - riu o serrano - Tenta tu subir à Serra! Que poderão as tuas ondas contra a robustez que herdei da minha mãe. Mais poderoso sou eu, que quando quiser, posso criar montanhas dentro do Mar!

Parecia iminente a luta entre os dois gigantes; procurava o Mar acalmar as suas ondas, que cresciam e engrossavam; toldava-se a Serra, agitando as urzes e os pinheiros. Deleitava-se a Sereia com a violência do amor que neles via crescer, mas disse-lhes:

- Não se zanguem! Eu vou esperar aqui que me tragam provas das vossas forças. Mas agora ide, estou cansada e quero repousar!

Lentamente afastaram-se areal fora os dois rivais. Um entrou pelo Mar dentro, o outro subiu à Serra. Iam pensativos, procurando a melhor maneira de convencer a Sereia.

Ela, por seu lado, instalou-se como se em casa estivesse e esperou.

Chegou primeiro o Pescador.Trouxe-lhe o Mar e estendeu-o a seus pés, pintando-o verde suave à bordinha, e azul profundo lá ao longe, dizendo:

- Tudo isto é o meu Mar, e é teu, Sereia!

E a Sereia ficou a olhar o mar, deleitando-se com o seu ondular. Subitamente, ouviu o Serrano:

- Sereia, aqui estou: dar-te-ei um trono de pedra lá no alto do mundo. Já pedi ao vento que te embalasse o sono, ao sol que te aquecesse os dias, e às fontes que te refrescassem as horas. Vem comigo e serás a rainha da Serra.

- Chegaste tarde, Serrano! Já me sinto a rainha do Mar - respondeu a Sereia.

Enfurecida por ser rejeitada, a Serra fez rolar enormes rochedos até ao Mar, rodeando a Sereia: se esta não subia à Serra, descia a Serra ao Mar.

O Mar zangou-se, e durante noites e dias, dias e noites, atirou-se contra as rochas, mas não conseguiu desfazê-las.

E assim continuaram até que a Sereia, não sendo capaz de se decidir, transformou-se numa areia tão fina como não há outra igual, recebendo o tributo eterno dos dois eternos gigantes enamorados, umas vezes rivais, outras inimigos, outras ainda grandes amigos. O lugar tem hoje o nome de Praia da Rocha.


Campanha “Comer bem é mais Barato” em Faro

"O Jardim Manuel Bivar, em Faro, está hoje a receber a campanha “Comer bem é mais barato” que a Fundação Calouste Gulbenkian criou e está a levar a vários pontos do país com o envolvimento da Fundação EDP, da SIC, da DECO e da Associação Portuguesa de Nutricionistas.


Depois da ida ao mercado que teve início às 9h00, os participantes vão ser convidados a aprender a confecionar um menu para um refeição saudável e económica. A confecção das receitas está marcada para as 11h00. Creme de cenoura, Sardinha assada com batatas cozidas e brócolos, pêra e um copo de água é o menu que vai ser preparado em plena baixa farense.

Importa recordar que esta campanha tem como objectivo ensinar a confecionar receitas nutricionalmente completas a preços controlados e dessa forma contribuir para a qualificação da economia familiar, bem como, dos hábitos alimentares das pessoas.
Além da presença do cozinheiro André Domingos que abraçou esta campanha e está a participar na parte pedagógica e prática desta iniciativa, a acção ainda conta com a colaboração de vários professores e alunos dos Cursos de Dietética e Engenharia Alimentar da Universidade do Algarve que vão proceder à realização de consultas de dietética gratuitas, bem como, à medição do IMC." - Jornal do Algarve

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Algarve: Locais a visitar - Caldas de Monchique

"Situadas na Serra de Monchique, a cerca de 1km da Vila, são o único complexo termal localizado no Algarve. 

As águas de Monchique são consideradas medicinais desde há longos anos, já os Romanos aqui construíram um balneário e desfrutaram da beleza e qualidade do local, altura em que as suas águas foram apelidadas de “Águas Sagradas", que fazem dele, ainda hoje, um dos melhores locais para passar umas férias repousantes e saudáveis, longe da azáfama algarvia da época balnear. 


Com uma vegetação luxuriante, onde existe inclusivamente a maior magnólia de toda a Europa, é um local calmo, perfeito para os dias quentes de verão, onde se pode miraculosamente respirar o ar puro e húmido da serra, na sua pequena praça envolta em sombras de grandes árvores que é o centro desta pequena localidade, cujo encanto principal vem do parque existente na colina fronteiriça, onde muita água, vegetação e paz de espírito brotam a cada esquina, atingindo o topo da sua beleza entre os meses de Março e Junho.

Caldas de Monchique possui um importante complexo termal, com Spa Hotel e tratamentos para diversas indicações terapêuticas, tais como afecções das vias respiratórias, afecções reumáticas e músculo-esqueléticas". - Guia da Cidade

Tavira “invadida” por mais de 1500 motos Harley-Davidson


"A partir de hoje, sexta-feira, e até ao próximo domingo, as motos Harley-Davidson vão invadir a baixa de Tavira com a realização da segunda concentração internacional da mítica marca americana, levada realizada naquela cidade.
A organização espera a presença de mais de 1500 motos Harley-Davidson. A animação está garantida e o evento deverá reunir várias dezenas de milhar de pessoas, entre participantes inscritos, fãs da marca americana e meros curiosos.
Esta segunda Concentração Internacional de Harley-Davidson do Algarve, em Tavira, tem o epicentro no Jardim do Coreto, em frente ao rio.
Será, certamente, um fim-de-semana em grande, ao melhor estilo “biker” com um programa bastante variado que inclui jogos nas águas do Rio Girão, acrobacias aéreas, bike show, desfile nocturno e música ao vivo com as bandas Guanipera Blues Band, Spott Band, Teddy Boys e Re-cover Band." - Jornal do Algarve

GNR nas estradas todo o fim de semana em operação de fiscalização

"A GNR iniciou hoje uma operação de fiscalização rodoviária nas zonas mais críticas do país para tentar reduzir o número de acidentes, reconhecendo que esta é uma problemática ainda "preocupante".



Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que a ação "Operação Segura", iniciada às 16:00 de hoje, se vai prolongar no fim de semana.

Para combater a sinistralidade rodoviária, a GNR terá uma presença “preventiva e de fiscalização”, estando especialmente atenta aos “três principais fatores que contribuem para a sinistralidade grave”: condução sob efeito de álcool ou drogas, excesso de velocidade e não utilização dos dispositivos de segurança."- Observatório do Algarve

Faro: “Marcha pôr do sol” sensibiliza para o cancro da pele

"Uma caminhada ao fim da tarde é a proposta da Associação Oncológica do Algarve, numa ação de alerta contra o cancro da pele, dia 28 de maio, em Faro. Saiba como participar.


A iniciativa parte do Jardim Manuel Bívar, em Faro, às 18h30, e tem a chegada no mesmo local após os participantes realizarem um de dois percursos à escolha, com 3,5 quilómetros ou 7 quilómetros.
O evento tem ainda como objetivo a angariação de fundos para o projeto de apoio ao doente oncológico “Casa Flor das Dunas”, uma habitação a construir junto à Unidade de Radioterapia da Associação Oncológica do Algarve.
A marcha tem prevista a participação dos atletas Jorge Costa, Carlos Costa e é apadrinhada pela banda algarvia Iris.
As inscrições tem o valor de 5 euros e incluem uma T-shirt, água e artigos promocionais. Os interessados podem inscrever-se no próprio dia, no local do evento, junto ao local de partida, a partir das 16h00.
A organização aconselha “que os participantes cheguem com alguma antecedência ao local do evento para terem tempo de fazer a sua inscrição, consultar o Programa, ouvir/ler as informações e praticar os exercícios de aquecimento antes e exercícios de arrefecimento depois da Corrida/Passeio”.
No final do evento será feito um sorteio entre os inscritos". - Observatório do Algarve

Hospital Santa Maria de Faro abre Clínica

"O HPP Hospital Santa Maria de Faro inaugura na quarta-feira 1 de Junho a Clínica Forum Algarve.


Crianças e adultos passam a usufruir de atendimento permanente, consultas da especialidade e meios auxiliares de diagnóstico num espaço único no centro comercial.

A HPP Saúde pretende inovar com o lançamento de um novo conceito de saúde centrado em toda a família: o HPP Hospital Santa Maria de Faro - Clínica Forum Algarve. A partir do próximo dia 1 de Junho, a região algarvia passa a usufruir com mais conforto e comodidade dos serviços disponibilizados pelo Grupo HPP Saúde.

Diversificando a sua oferta e ao mesmo tempo respondendo às necessidades dos tempos modernos, a HPP Saúde disponibiliza uma Clínica, aberta todos os dias do ano, com atendimento personalizado e permanente para crianças e adultos e apoiada no corpo clínico do Hospital Santa Maria de Faro, garantindo assim a mesma qualidade na prestação dos cuidados de saúde.

O HPP Hospital Santa Maria de Faro - Clínica Forum Algarve - é uma unidade de saúde funcional e eficiente que prestará assistência a toda a família nas seguintes áreas médicas:

Atendimento Permanente, sem marcação prévia;
Consultas de Especialidade, sem marcação prévia: Pediatria e Clínica Geral;
Consultas de Especialidade, com marcação prévia: Pediatria, Clínica Geral, Medicina Dentária, Oftalmologia, Cirurgia Pediátrica, Imunoalergologia, Ortopedia, Dermatologia, Neurocirurgia, Otorrinolaringologia e Nutrição Infantil;
Meios Auxiliares de Diagnóstico: Eletrocardiograma; Análises Clínicas - colheitas sem dor, sem necessidade de jejum (exceto glicemia, colesterol, triglicéridos) e um importante serviço para controlo de terapêutica anticoagulante oral em 10 minutos, com aconselhamento terapêutico;
HPP Baby Care: Grávida em movimento; Preparação para o nascimento; Ginástica pós-parto; Massagem do bebé.

Segundo os responsáveis, este novo conceito de saúde é apoiado por seis gabinetes de consulta, uma sala de tratamentos e de pequena cirurgia, uma sala de observação, um espaço para amamentação e uma sala polivalente, tendo acordos com as principais seguradoras e subsistemas e irá funcionar todos os dias do ano entre as 10h00 e as 23h00, estando localizada junto ao parque infantil e com acesso direto ao parque de estacionamento do centro comercial.

Com a abertura desta nova unidade, o HPP Hospital Santa Maria de Faro afirma introduzir um novo conceito de prestação de cuidados de saúde na região, indo cada vez mais ao encontro das necessidades das mais de 200.000 pessoas que nas quase duas décadas de serviço à população do Algarve têm vindo a confiar na prestação de cuidados de saúde nas suas unidades". - Algarve Notícias