domingo, 31 de julho de 2011

Viagem pelas cataplanas do Algarve

"As receitas do “Cataplana Experience” já estão nas ementas dos 40 restaurantes concorrentes, prontas a serem degustadas. Obrigatórios só os produtos regionais e a cataplana. O resto é imaginação, que contagiou até cozinheiros asiáticos. Veja os sabores.

“Tamboril em molho de carabineiro suado na cataplana” é a proposta do Chefe Jorge Rodrigues  do Restaurante Restaurante Atlântico (Altura - Castro Marim)
 




 
O júri já realizou a sessão de prova das 40 receitas propostas este ano pelos chefes dos restaurantes concorrentes, que deve constar nas ementas até 31 de agosto, em que serão conhecidos os vencedores.

Os restaurantes são classificados em três categorias, desde o gastronómico/fine dining, passando pelo informal/ casual até ao tradicional/típico e, além da diversidade de estilo das cozinhas e dos espaços, concorreram salas do Algarve de ponta a ponta.

Uma viagem gastronómica, a proporcionar passeios e descobertas de lugares por vezes menos conhecidos e espaços de degustação diferentes.

Um dos concorrentes, aliás repetente na “Cataplana Experience” é o chefe Jorge Rodrigues que este ano apresenta uma receita inovadora de “Tamboril em molho de carabineiro suado na cataplana” (na foto).

Desde 15 de julho que o prato consta da ementa do Restaurante Atlântico do Eurotel Altura, em Castro Marim, do qual é Chefe executivo e pode assim ser apreciado como prato principal, pelos gourmets.

Jorge Rodrigues é natural do Algarve, tem 27 anos e venceu a Etapa Regional Sul/Ilhas do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2010. No seu percurso profissional, constam as cozinhas do Aymerich Golf Costa Esuri (Espanha), entre outros.

O Chefe concorre na categoria de restaurante informal (restauração moderna e serviço contemporâneo) e a sua receita, assim como a dos restantes concorrentes, teve como critérios de avaliação a seleção de produtos e ficha técnica, apresentação, sabor e criatividade e inovação.

Tudo isto no interior da cataplana, um objeto culinário único, semelhante a uma concha com duas metades que se fecham hermeticamente, deixando no seu interior os sabores e a textura dos alimentos.

Das entradas às sobremesas
Na edição de 2011, as receitas contemplam entradas, pratos principais e sobremesas, numa lista de tentações apetecíveis.

Entre as propostas exóticas está a entrada Cataplana de ovas de peixe, do Restaurante “Viagem aos Sabores” da Pousada do Infante de Sagres.

A “Cataplana do Oriente” do Restaurante Takô Sushi ou, no Restaurante Thai a Cataplana de Caril vermelho de camarão e ananás como prato principal, ambos na Marina de Vilamoura, desafiam a provas de novos sabores.

Já o Restaurante Visconde, da Pousada de Estoi, apostou numa sobremesa: Peras bêbedas, escalfadas na cataplana com bolo húmido de gila e molho inglês.

A lista completa dos restaurantes, que se estende de Sagres ao Guadiana, passa pela maioria das cidades algarvias, por sabores marinheiros e campestres, nos hotéis de cinco estrelas, mas também em quintas românticas, ou em aprazíveis esplanadas nas praias, pode ser consultada aqui.

E para aguçar o apetite, estão disponíveis as fotografias das sessões de prova do júri que se podem ver aqui.

O Cataplana Experience - Concurso de Restaurantes tem o objetivo de abordar as potencialidades da cataplana, desde as receitas mais tradicionais às propostas mais arrojadas. A cerimónia de entrega da Cataplana de Ouro será a 31 de agosto no espaço Cataplana Experience, na Marina de Vilamoura.

A iniciativa é do programa de animação ALLGARVE'11 e do Turismo do Algarve, com produção das Edições do Gosto." - Observatorio do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário