quinta-feira, 9 de junho de 2011

Boa Vida e Boa Mesa

"Ir à casa do Marquês, atraídos pelo odor suave da esteva que começa a florir, e depois passear… na Via do Infante, usufruindo do insólito em miradouros improváveis.


Não se deixe intimidar pela estranheza do nome do lugar, a Palhagueira, onde fica o restaurante Le Marquis, nos arredores de Santa Bárbara de Nexe, a cerca de uma dezena de quilómetros de Faro.

Este é aliás um dos atrativos: Suficientemente perto para ser fácil lá chegar e recatado quanto baste para se tornar numa experiência relaxante.

A cozinha não é oficialmente de chefe, mas parece.

De entre as propostas da ementa de almoço, nas entradas prove-se o Queijo de cabra gratinado, com amêndoa e mel sobre salada de beterraba e maçã, ou então o Pastel à pescador de massa filó e molho agridoce.

Nos pratos principais, recomenda-se o equilíbrio do Filete de pregado escalfado em manteiga e alcaparras ou em alternativa o Filete de robalo sobre Risotto de tomates, com molho de zeite e limão.

Todos os dias há sugestões do chefe para dois os pratos inspirados nos frescos do mercado.
A carta do jantar tem uma linha um pouco mais sofisticada e pode-se começar com a entrada quente de Camarões picantes sobre Tagliatelle negro com chutney de manga e caril.
Em alternativa ou sobreposição, conforme o apetite, a Terrina de bacalhau fumado com espargos verdes e molho vinagrete de mostarda inglesa.

Para prato principal vai muito bem o Filete de garoupa negra sobre batata escalfada, espargos e molho de manteiga perfumado com limão e avelã.

Nota alta para a Perdiz salteada e escalfada sobre couve lombarda e bacon, acompanhada de batata Dauphin, ervilha e aipo.

O Javali marinado e assado sobre puré de cabeça de aipo, com verduras mediterrânicas, é também uma boa opção.

Nas sobremesas é incontornável o chocolate quente com sorvete de framboesa entre outras ropostas.

O restaurante Le Marquis propõe ainda uma Rota de descobertas culinárias num menu de degustação que inclui entradas, dois pratos principais e sobremesa e também uma opção vegetariana para os apreciadores.

Destaque para a vigorosa garrafeira, que contempla as escolhas do enólogo Pedro Monteiro e permite uma ampla escolha.

Uma nota simpática é o serviço de transporte disponibilizado pelo restaurante. Aconselham-se as reservas, em especial para jantares de grupo, que podem ser feitas pelo telefone 289 992 018 ou então aqui.

O restaurante fica na Quinta da Palhagueira, Sítio dos Gorjões, Santa Bárbara de Nexe, no concelho de Faro.

Os miradouros da Via do Infante
Passa-se a correr, muitas vezes sem olhar para o lado, quando afinal estão ali excelentes miradouros sobre as paisagens do Algarve.

Ao longo de toda a Via do Infante, os pontos de descanso e paragem, estão estrategicamente colocados e permitem panorâmicas diferenciadas.

Na zona central, entre Loulé, Faro e Olhão é possível vislumbrar toda a campina de Faro, uma visão particularmente impressiva ao anoitecer, quando se assiste ao acender de um tapete de pequenas luminárias até ao horizonte, lá onde o sol encontra o mar.(a iluminação das cidades de Faro e Olhão)

Em direção ao Sotavento, a caminho da ponte do Guadiana, próximo de Tavira, estendem-se os laranjais e os vinhedos.

Se o rumo é a caminho do barlavento, surgem os laranjais junto a Alcantarilha, espreitam-se os esteiros do Rio Arade em Portimão.

Duas notas insólitas: o castelo de Paderne, entre Albufeira e Loulé, distingue-se perfeitamente da Via do Infante e parece estar a flutuar, no cimo do cerro, enigmática silhueta que assume a sua antiguidade integrando-se perfeitamente na paisagem.

Nos extremos da Via do Infante, as duas pontes, uma sobre o rio Arade e outra sobre o Guadiana, deixam que o olhar se perca sobre as águas azuis das estradas líquidas, que debaixo das pontes vão correndo vagarosamente para o mar.

Um passeio para fazer de olhos bem abertos à descoberta de pormenores que estão tão próximos que por vezes os ignoramos." - Observatório do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário