terça-feira, 10 de maio de 2011

Passaporte permite “viajar” à borla pelo património marítimo

"Muito semelhante aos passaportes que nos permitem viajar, o Passaporte do Mar vai permitir a entrada livre em museus, fortes, faróis e outros monumentos ligados ao mar, em datas comemorativas. O objetivo é aproximar a população ao património marítimo que já fez do Algarve uma das regiões mais influentes do mundo.
 
A Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAN), do Ministério da Defesa Nacional, pretende implementar na região algarvia o projeto Passaporte do Mar.
Este passaporte, de aparência e formato idênticos a um passaporte comum, vai permitir o acesso gratuito a uma série de instituições diretamente ligadas ao património natural e cultural marítimo português.
Contactada esta semana pelo JA, Cecília Fonseca, da EMAN, revelou que no Algarve já existem acordos com instituições de Lagos (Museu Municipal Dr. José Formosinho, Forte Ponta da Bandeira, Mercado de Escravos e Centro de Ciência Viva), Tavira (Museu Municipal – Palácio da Galeria e Centro de Ciência Viva), Faro (Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão e Centro de Ciência Viva), Olhão (Ecoteca – Museu José Lúcio), Loulé (Museu Estação Cerro da Vila) e Aljezur (Museu do Mar e da Terra da Carrapateira), estando ainda a ser concluídas as negociações com o Museu de Portimão e o Zoomarine.
“Com o Passaporte do Mar, os portadores poderão entrar gratuitamente em todos estes espaços museológicos ligados ao mar, ficando assim a conhecer melhor a nossa própria história”, frisou Cecília Fonseca.
Ainda de acordo com a mesma responsável, este projeto inédito em Portugal visa “aproximar a população da cultura marítima”, ao mesmo tempo que “promove a visibilidade dos museus ligados ao mar, que muitas pessoas desconhecem, incluindo o imenso espólio que reflete o passado glorioso do nosso povo”.
Uma vasta e importante cultura marítima
Tal como os passaportes normais, o Passaporte do Mar pode ser pedido por todos os cidadãos portugueses, bem como os estrangeiros residentes em Portugal, e consiste num documento onde são colocados os selos e carimbos dos locais visitados.
Para já, a EMAN estabeleceu que a entrada será gratuita para os portadores deste passaporte em quatro datas comemorativas dos oceanos em Portugal, nomeadamente o Dia Europeu do Mar (20 de maio), o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), o Dia Mundial do Mar (25 de setembro) e o Dia Nacional do Mar (16 de novembro), mas esta entidade admite alargar a iniciativa a outras datas consideradas relevantes.
Além disso, algumas instituições que aderiram ao projeto no Algarve, como foi o caso da câmara de Lagos, anunciaram que vão ainda promover uma redução de 50 por cento no preço do bilhete nos restantes dias de abertura ao público e colocar no Passaporte do Mar um selo distintivo próprio que ateste a visita do “Cidadão do Mar”.
“Esta é uma forma de despertar e sensibilizar todos os portugueses para a nossa vasta e importante cultura marítima”, sublinhou Cecília Fonseca, salientando que o Passaporte do Mar pretende suscitar nos cidadãos o interesse pelo mar e “promover o conhecimento da realidade marítima portuguesa em diversos domínios, dando visibilidade às instituições vocacionadas para o mar e contribuindo, deste modo, para a valorização e dinamização do património marítimo nacional”." - Jornal do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário