terça-feira, 31 de maio de 2011

O Dia em que os mais pequenos são as 'estrelas'

"As crianças são muitas vezes chamadas de ‘o melhor do mundo’ e têm um dia só para elas, onde se espera que reine a festa e a alegria. No Algarve há vários programas especiais para o Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho.



O Avô Cantigas é o convidado da festa em Castro Marim. O espetáculo é às 10h00, no Pavilhão Municipal e conta com a presença de mais de 500 crianças do pré-escolar e 1º ciclo do concelho.
O encontro inclui também a distribuição de um lanche aos meninos, com o objetivo de criar um momento de partilha e de amizade entre todos os participantes, alunos e professores.

Em Tavira, o Dia da Criança vai reunir petizes de várias nacionalidades residentes no concelho, numa iniciativa do Gabinete de Projectos da Fundação Irene Rolo, da ATAI, Associação Tavirense de Apoio ao Imigrante, da Unidade Criativa – estúdio de pesquisa e criação artística e da corpodehoje - associação cultural.
O programa inclui a audição de uma história (adaptação a partir do livro de Luís Sepúlveda “a história da gaivota e do gato que a ensinou a voar”) e várias atividades no campo das artes visuais e de movimento. O resultado do trabalho será exposto ao público.
O certame acontece no Jardim do Coreto, das 10h00 às 12h00 e das 17h30 às 19h30, é dirigido a crianças entre os 7 e os 14 anos e foi concebido para o Tavira Ilimitada – movimento contra o racismo e a xenofobia.

Em Faro, o Jardim da Alameda e a Biblioteca de António Ramos Rosa recebem a pequenada para o workshop "Let's Dance all together", Games e Art Context, entre as 12h00 e as 19h00.

Em Olhão, o Dia da Criança prolonga-se por uma semana, que teve início a 30 de maio e termina a 3 de junho.
Em pleno Jardim do Pescador Olhanense está montada a Semana da Criança e do Ambiente, destinada a todas as crianças do pré-escolar e 1º ciclo de instituições de ensino públicas e privadas do concelho, com ateliês, palestras, exposições, insufláveis e jogos.

Em Portimão há a apresentação do conto infantil “Os barrigas e os Magriços”, da autoria de Álvaro Cunhal, para ouvir no TEMPO – Teatro de Portimão, dia 1 de junho, às 10h00.
Este conto infantil, inédito, foi ilustrado numa primeira edição pelos alunos do pré-escolar dos Agrupamentos de escolas da rede pública de ensino de Portimão, com desenhos que pretenderam contribuir para o imaginário infantil e para a compreensão da História de Portugal, ganhando um renovado interesse literário.
O êxito da primeira edição, a nível nacional, justifica que a Junta de Freguesia de Portimão pretenda investir numa segunda edição deste conto, desta vez ilustrado por novos protagonistas – alunos do pré-escolar dos agrupamentos de escolas Júdice Fialho, Eng.º Nuno Mergulhão e Prof. José Buísel.
Ainda em Portimão, há propostas para ateliês de teatro e pintura na Casa Manuel Teixeira Gomes, das 10h00 às 12h30 e entre as 15h00 e as 18h00, enquanto no Sítio dos Fresquinhos do Mercado Municipal situado na Av. S. João de Deus as crianças poderão participar numa sessão de pintura em aguarela, que decorrerá das 09h00 às 13h00 e entre as 17h00 e as 20h00.
Entre o Largo da Mó e a Alameda da Praça da República, na zona central do comércio tradicional de Portimão, haverá das 17h00 às 22h00 ateliês diversos, insufláveis, comboio lagarta, malabaristas, pinturas faciais, palhaços, mágicos, dança e muitas surpresas.
A participação em todas estas iniciativas é gratuita.

Em Vila do Bispo o Dia Mundial da Criança comemora-se a par do encontro final “Escola Ativa”, de 1 e 3 de junho, no Campo Municipal 1º de Maio.
Para o dia 1 de junho estão agendadas as atividades dirigidas às crianças dos Jardins-de-infância e do 1º Ciclo do ensino básico do concelho que englobam jogos tradicionais e insufláveis.
No dia 3 é a vez dos alunos da Escola E.B.2,3 de S. Vicente participarem no projeto “Game Day”, ação baseada em videojogos, onde os jovens terão a oportunidade de jogar os mais conhecidos videojogos de futebol, corridas, aventura, lutas e conhecimento nas consolas Xbox 360 e PS3, e ainda de praticarem desporto, fazerem Yoga, jogarem ténis ou conduzirem um carro nas consolas Nintendo Wii." - Observatório do Algarve

Sem comentários:

Enviar um comentário