sexta-feira, 6 de maio de 2011

Azinhal prepara-se para mais uma feira Terra de Maio



"A partir do próximo dia 13 e até ao dia 15, a localidade do Azinhal, no concelho de Castro Marim, recebe a quarta edição da Terra de Maio, uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Freguesia do Azinhal, que este ano terá como lema “Porque a Terra Tem os Seus Ciclos, os Segredos e a Sua Sabedoria”.
O certame tem como objectivo a promoção e o incremento dos produtos tradicionais de qualidade, dos saberes que a memória ainda guarda, da gastronomia, dos vinhos do Algarve, do sal de Castro Marim, da cabra de raça algarvia, do folclore e da música popular portuguesa.
A Terra de Maio abre ao público na sexta-feira, dia 13, às 17h00, e uma hora e meia depois, a Banda Musical Castromarinense fará uma arruada pelo recinto da feira. Às 18h45, é inaugurada a exposição “ReCria a Cabra”, uma das novidades desta edição. Esta exposição consistiu num desafio à criatividade e ao talento dos jovens da região que, a partir de um molde da cabra de raça algarvia, na sala de aula, pintaram e recriaram motivos que definem esta espécie de mamífero ruminante tão característico do nordeste algarvio.
Provas de vinhos e cozinha ao vivo com o chef Chakall
Outro dos pontos fortes da feira, que já está a suscitar muitas expectativas, será a abertura da Grande Mostra de Vinhos do Algarve que inclui uma prova de vinhos da Quinta dos vales de Lagoa, seguindo-se, às 19h15, o Laboratório de Gostos da Qualifica e da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, onde será feita a apresentação e degustação de produtos tradicionais. A encerrar o primeiro dos três dias da Terra de Maio, vai estar a boa música popular portuguesa, com os acordes da Orquestra Chave D’Ouro.

No segundo dia, esta montra de produtos da terra estará recheada de muitas actividades tais como o workshop de gastronomia e fotografia, pela ALFA, o seminário “A Vinha e o Vinho – O Caso do Sotavento Algarvio”, da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, a apresentação do projecto “Operação de Charme – Sal de Castro Marim” e a mostra de pratos típicos e degustação de atum pela Confraria do Atum de Vila Real de Santo António. No mesmo dia, destaque ainda para a cozinha ao vivo com a presença do chef Chakall, seguida de uma sessão de autógrafos do livro “Portugal Revisitado”, que é já um sucesso literário.
A fechar um dia de grandes músicas, haverá um concerto com o grupo Flor-de-Lis, vencedor do Festival da Canção de 2010.
Workshops sobre queijo de cabra e sobre sal e flor de sal
Domingo, dia 15 de maio, o último dia da quarta edição da Terra de Maio, começa às 10h00 com o Seminário “Marketing Criativo na Promoção dos Produtos Tradicionais”, pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.

Entre as 10h30 e as 18h00 decorre a 1.ª Corrida de Galgos a contar para o Campeonato Nacional pela Associação de Galgueiros do Sul.
Às 13h00 terá lugar a entrega de prémios do Concurso Cabra de Raça Algarvia, organizado pela Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL).
Durante a tarde, intercalando com a música tradicional portuguesa e o folclore, irão ocorrer várias actividades, nomeadamente, a prova de vinhos do Algarve, pela Confraria dos Enófilos e Gastrónomos do Algarve, o workshop de queijo de cabra, pela ANCCRAL, demonstrações equestres pelo Clube Amigos do Cavalo, o show cooking com produtos tradicionais e o workshop sobre sal e flor de sal de Castro Marim.
Nesta quarta edição da Terra de Maio é, ainda, de assinalar a realização de vários ateliês com actividades lúdicas e pedagógicas dirigidas ao público infantil. De destacar o Ateliê do Burro, realizado em colaboração com a Associação Orelhas sem Fronteira, bem como, a realização de jogos tradicionais e passeios de burro.
A Terra de Maio no Azinhal é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia do Azinhal e tem a colaboração da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, da Associação Qualifica, da Confraria de Enófilos e Gastrónomos do Algarve, da Confraria do Atum de Vila Real de Santo António, da Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL) e da Associação Livre de Fotógrafos do Algarve (ALFA)". - www.jornaldoalgarve.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário